quinta-feira, 21 de julho de 2016

Vem aí o suco expresso?

Gigantes como Coca-Cola e PepsiCo investem no desenvolvimento de máquinas caseiras que fazem sucos de frutas com uso de cápsulas. Uma nova tendência de consumo que promete mexer com o mercado de bebidas


Há pouco mais de 20 anos o lançamento de máquinas que permitiam produzir café em casa, utilizando cápsulas, deu uma nova dinâmica para o mercado dessa bebida. Uma revolução que pode estar chegando aos sucos de frutas. Isso porque algumas das principais empresas engarrafadoras, como PepsiCo e Coca-Cola, estão investindo

no desenvolvimento de máquinas semelhantes às de café expresso, mas que permitam fazer chás, refrigerantes e sucos em casa. Uma nova tendência de consumo que deverá trazer mudanças para esse mercado. No caso do suco de laranja, uma bebida com ocasiões de consumo bem definidas e muito sensível à mudança de comportamento do consumidor, a dúvida é se as máquinas serão um novo canal de vendas ou um concorrente para o produto.

Na briga por esse novo segmento, a Coca-Cola Company deu o primeiro passo ao firmar parceria com a Keurig Green Mountain, fabricante de cafés e chás e concorrente da Nespresso. Juntas, as empresas desenvolveram uma máquina para cápsulas de bebidas frias, incluindo parte do portfólio da Coca. A novidade, batizada de Keurig Kold, foi lançada no mercado norte-americano no ano passado, é capaz de servir água com gás, refrigerantes, sucos e espumantes. Segundo a empresa, a parceria está em linha com a crescente demanda dos consumidores por variedade e funcionalidade, “uma vez que fornece uma forma conveniente para desfrutar as marcas que eles gostam, através da preparação em casa, mantendo um sabor perfeito o tempo todo”.

O troco da PepsiCo veio com a parceria com a SodaStream, empresa especializada no desenvolvimento de máquinas e cápsulas. Depois de uma série de testes de protótipos de máquinas em pequenas redes varejistas da Flórida, a empresa lançou a linha HomeMade, que disponibiliza parte de suas bebidas em cápsulas. 

O anúncio da entrada das duas companhias no mercado de máquinas caseiras acontece em um momento estratégico para ambas, já que o consumo de refrigerantes vem sofrendo leve queda diante do apelo crescente pelo consumo de bebidas mais saudáveis. “Este investimento é uma forma eficiente de a Coca-Cola Company entrar em novas categorias de produtos, diversificar o seu portfolio e angariar novo posicionamento de varejo e de embalagens”, afirmou a companhia por meio de nota.

Essa tendência não se restringe ao mercado americano e europeu. No Brasil, a venda de máquinas para fazer suco já é uma realidade. A primeira máquina do tipo a desembarcar no país foi a B.Blend, fruto de uma joint venture entre as empresas, Whirlpool e Ambev. A máquina prepara bebidas quentes e frias, incluindo refrigerantes, sucos, néctares e cafés. Já a PepsiCo colocou no mercado brasileiro seu kit Drinkfinity, composto por uma garrafa reutilizável e cápsulas que, misturadas a água, viram energéticos, isotônicos e bebidas frias à base de cafeína. Por enquanto, as cápsulas não produzem suco e nem o refrigerante da Pepsi, mas a possibilidade não está descartada. "O Drinkfinity é uma plataforma, e o que temos hoje é apenas a primeira expressão de suas possibilidades", diz Hernan Marina, diretor da marca.

Resta esperar para saber quais reflexos as cápsulas de suco trarão para o mercado internacional de sucos de frutas.

Fonte: CitrusBR

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