segunda-feira, 18 de julho de 2016

“Brasileiro não gosta da fruta”, mostra pesquisa do Ministério da Saúde

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que a maior parte dos brasileiros, principalmente adolescentes, não come frutas e hortaliças no dia a dia. Nutricionistas afirmam que deixar de comer frutas pode prejudicar o organismo.



Foto: Arquivo Ibraf


O Ministério da Saúde aponta uma realidade preocupante: na alimentação diária dos brasileiros, principalmente dos adolescentes, não há fruta nem hortaliças. O arroz e o feijão, alimentos considerados saudáveis, estão no topo da lista entre os 20 mais consumidos. As hortaliças aparecem na décima posição. Já as frutas, recomendadas por dez entre dez nutricionistas, não têm lugar na dieta dos brasileiros em fase de crescimento. Depois do arroz e do feijão, aparecem pães, sucos e carnes.

A nutricionista da Unimed de Rio Preto Claudini Sposito, afirma que as frutas são fundamentais e precisam ser consumidas de três a cinco porções diárias de formas variadas. Segundo a especialista, elas fornecem energia, são ricas em carboidratos, minerais, vitaminas e fibras. “A falta destes alimentos pode gerar ganho de peso, falta de vitaminas, causar também insônia, desânimo, fraqueza muscular e até mesmo problemas neurológicos.”

Ainda de acordo com Claudini, é importante inserir as frutas e verduras no cardápio desde criança. “Com certeza as crianças devem ter esse controle em casa e também nas escolas. É importante renovar o cardápio”.

Dados mostram que a obesidade – que atinge 8,4% dos adolescentes – é mais comum entre os meninos (10,8%) do que entre as meninas (7,6%). A nutricionista diz que esta realidade vem mudando. Com essas novas complicações, houve muita procura nos consultórios. “Depois do boom dos produtos industrializados, houve uma atenção maior em relação à boa alimentação. O início de pesquisas sobre o assunto também ajuda nesta melhora.”

A nutricionista Janaína Baptista, também afirma que, mesmo em meio a inúmeras propagandas de alimentos industrializados, os brasileiros estão ficando cada vez mais preocupados e cientes da importância de uma alimentação saudável para manter a saúde, o peso e uma melhor qualidade de vida. Segundo ela, esses alimentos possuem muitos benefícios. Eles são ricos em fibras que aumentam a sensação de saciedade, possuem diversas vitaminas e minerais, auxiliam no funcionamento do intestino, ajudam a hidratar o corpo. “Além disso, ajudam a proteger de diversas doenças como diabetes tipo II, colesterol alto, hipertensão, osteoporose, doenças cardiovasculares e obesidade que infelizmente nos dias de hoje essas doenças acometem não só os adultos, mas também crianças e adolescentes.”

“A falta destes alimentos pode gerar ganho de peso, falta de vitaminas, causar também insônia, desânimo, fraqueza muscular e até mesmo problemas neurológicos”

Fonte: DHoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário