segunda-feira, 18 de julho de 2016

Notícias Secretaria vai aprimorar o programa Mais Alimentos

O secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno, esteve com as dez entidades nacionais que representam associações e setores industriais de máquinas, veículos, equipamentos e implementos agrícolas, participantes do Mais Alimentos – linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Com oito anos de existência, ela se tornou uma das políticas fundamentais para modernização das propriedades rurais resultando no aumento da produtividade dos empreendimentos familiares. “Temos números bastante significativos que nos respaldam a continuar aprimorando essa linha de financiamento. Estimamos que mais de 80% das operações de crédito sejam voltadas a investimentos na produção rural”, destacou Roseno.

Na safra passada (2015/2016), foram financiados mais de 15 mil tratores por meio do Mais Alimentos. Segundo o secretário, o momento é de fortalecer a ação e as parcerias com as indústrias brasileiras. “Nosso objetivo é normatizar essa relação, regulamentando os procedimentos, os documentos e os critérios de formação e de análise de preços dos produtos disponíveis ao agricultor familiar. Ter uma metodologia de atuação”, afirmou.

Investimento no campo e na cidade

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), Claudio Affonso Amoretti Bier, a avaliação do Mais Alimentos é extremamente positiva. “Esse programa já foi para nós a ação mais importante no país. Ele surgiu em uma época em que nós, da indústria de máquinas agrícolas, não vendíamos absolutamente nada. A nossa esperança é que o programa recupere a sua vitalidade para que as nossas indústrias continuem produzindo”, ressaltou.

Também participaram do encontro a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogás); a Associação Brasileira de Energia Eólica (Aeeólica); a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar); a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo); a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea); e a Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).

A expectativa é que o grupo se reúna novamente durante a 37ª edição da Expointer, no Rio Grande do Sul, prevista para os dias 27 de agosto a 4 de setembro.

O encontro com o grupo foi na última quinta-feira (15), em Brasília.

/Ascom
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário


Nenhum comentário:

Postar um comentário