quinta-feira, 21 de julho de 2016

Parceria busca apoiar pesquisas em segurança da informação aplicada à agricultura

A Embrapa Informática Agropecuária e o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), órgão de direção setorial do Exército Brasileiro, estão discutindo como firmar uma parceria com o objetivo de desenvolver pesquisas conjuntas em segurança da informação e criptografia aplicada ao conhecimento gerado pela pesquisa agropecuária. Para isso, representantes das duas instituições participaram de reuniões em Campinas (SP), nos meses de maio e julho, visando à discussão dos termos de uma cooperação técnico-científica.

O comandante de Defesa Cibernética, general de divisão Paulo Sérgio Melo de Carvalho, acompanhado pelo coordenador da Renasic, coronel Antônio Carlos Menna Barreto Monclaro, visitou a Embrapa Informática Agropecuária, em 13 de julho, para conhecer as pesquisas que estão em andamento e a infraestrutura computacional existente. Durante a visita, a chefe-geral, Silvia Massruhá, com apoio de uma equipe técnica, apresentou os principais resultados obtidos pela Unidade em 30 anos de atuação.

Por meio dessa cooperação, pretende-se criar um Laboratório de Segurança de Informação da Rede Nacional de Segurança da Informação e Criptografia (Renasic) na Embrapa Informática Agropecuária. A parceria buscará, ainda, desenvolver pesquisas e garantir um ambiente seguro aos dados sensíveis armazenados na Unidade, de acordo com o pesquisador Alexandre de Castro, que lidera a iniciativa na Empresa.

Este laboratório funcionará como um polo da Renasic e será responsável por promover a pesquisa e o desenvolvimento de soluções em defesa cibernética, voltadas aos sistemas SIC (Segurança de Informação e Comunicação) e da Segurança Cibernética, baseadas em algoritmos criptográficos proprietários de Estado. As ações de cooperação estão alinhadas à "Estratégia de Segurança da Informação e Comunicações e de Segurança Cibernética da Administração Pública Federal 2015 – 2018".

Outra iniciativa dessa futura cooperação envolve o teste, pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Embrapa Informática Agropecuária, de ferramentas da Renasic e do ComDCiber usando dados existentes na Empresa. Também haverá a participação de empregados da Unidade em capacitações e eventos relacionados ao sistema SIC, como no treinamento do Simulador de Operações Cibernéticas do Exército (Simoc), e em outros cursos promovidos pela Escola Nacional de Defesa Cibernética, em Campinas.

"A ideia é que, no futuro, após esta atividade exploratória de pesquisa, consigamos identificar ferramentas que possam ser utilizadas nas demais Unidades da Embrapa, contribuindo para a melhoria da segurança da informação na Empresa", comenta Silvia Massruhá.

Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário