quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Seca atinge o Circuito das Frutas e reduz a produção de caqui e goiaba

Mananciais secaram entre Valinhos e Louveira, segundo os agricultores.
Frutas não se desenvolveram devido à falta de chuva no estado de SP.


Goiaba pequena em lavoura de Valinhos por causa da crise hídrica
(Foto: Tony Mendes/EPTV)
Com nascentes secando em municípios do Circuito das Frutas, na região de Campinas (SP), produtores de goiaba e caqui estão prevendo quebras na safra entre 30% e 50% em 2015. Os frutos estão menores e o preço ao consumidor deve subir. 

O produtor rural Marcos Antônio Lúcio, de Valinhos (SP), espera colher menos da metade da produção de goiabas de 2014. Com pouca chuva, boa parte não vingou, e as que foram à diante estão menores.

Em anos anteriores, elas eram maiores do que a palma da mão, mas agora cabem duas frutas. “ Sem chuva os frutos não desenvolvem direito. Muitas vezes murcham”, lamenta o produtor. 
O local tem mangueiras que fazem a irrigação nos pés, mas elas estão quebrando porque estão secas.

Em Louveira, a produção de caqui terá queda de 30%, segundo os agricultores. A falta de água comprometeu o desenvolvimento dos pés.

As folhas estão menores e os frutos queimaram. Por causa da crise hídrica e perdas, os agricultores mudaram o manejo com a terra.

No ano passado, os corredores entre os pés de caqui não tinham mato, mas este ano a vegetação foi plantada para segurar umidade da madrugada. “O que nós estamos fazendo é não passar herbicida, deixando sempre roçadinho e a cama do caqui verde para absolver o sereno da noite”, disse o produtor rural Célio José Biasi.

E para piorar, a chuva de granizo danificou os frutos. E o preço para o consumidor deve aumentar. “Estamos preocupados porque vai faltar água e os primeiros cortes serão na agricultura”, finaliza Biasi.

De acordo com a última análise das Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), nas últimas semanas o preço do caqui e a qualidade do fruto se mantiveram estáveis. O Circuito das Frutas é composto pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Fonte: G1 Campinas - EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário