quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Néctares devem conter no mínimo 40% de suco de fruta a partir deste mês

Fabricantes de bebidas devem aumentar a quantidade mínima de suco de fruta nos néctares de uva e laranja a partir de janeiro. Pela nova regra, que entra em vigor no próximo dia 31, o percentual passa de 30% para 40%, chegando a 50% a partir de 31 de janeiro de 2016.

A mudança, além de ser uma resposta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aos pedidos de produtores de frutas, é uma adaptação dos padrões brasileiros à legislação internacional expressa no Codex Alimentarius (Código Alimentar), documento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O Brasil é signatário do código e autor do capítulo sobre néctares.

"Quem ganha com isso é o consumidor, que terá uma bebida com mais conteúdo de fruta, mais autêntica, original e com menos mistura. O impacto também será positivo na cadeia produtiva, com uma demanda maior de variedades de uvas híbridas e americanas", avalia o diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho, Carlos Paviani.

Conforme a pesquisadora Caroline Dani, o aumento no percentual de suco de fruta nos néctares trará benefícios à saúde. "Quanto mais suco, mais polifenóis estarão presentes neste produto. Estes compostos estão presentes nas frutas e seus derivados e proporcionam benefícios a quem os ingere. No caso da uva, um desses polifenóis é o resveratrol, encontrado principalmente na casca e na semente", salienta a doutora em Biomedicina e estudiosa do suco de uva brasileiro.

Desde dezembro de 2014, o consumidor já pode perceber algumas diferenças nas embalagens. As novas regras do Mapa também determinam a obrigatoriedade de informar os percentuais de ingredientes nos rótulos de bebidas não alcoólicas. O objetivo é tornar clara a quantidade de suco de fruta, suco vegetal ou polpa de fruta presentes nos produtos.

Fonte: G1-Globo Rural
22/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário