quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Descarte de embalagens vazias de agrotóxico sobem 6% em 2014

A destinação correta de embalagens de agrotóxicos atingiu a marca de 42.654 toneladas em todo o país em 2014. O resultado foi 6% superior ao volume destinado no ano anterior, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inPEV).

“O desempenho é resultado do entrosamento e cumprimento das responsabilidades compartilhadas entre os elos da cadeia”, afirmou a entidade.

A análise mostra que os Estados que obtiveram maior crescimento percentual na quantidade destinada foram Rondônia, Piauí e Rio de Janeiro. Já as cargas mais volumosas saíram do Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia e Mato Grosso do Sul. Juntos, eles correspondem a 72% do total de embalagens vazias corretamente destinadas.

Em Mato Grosso, o descarte correto subiu 3%, de 9,5 mil toneladas em 2012 para 9,8 mil toneladas no ano passado. No Paraná, foi de 5 mil toneladas para 5,3 mil toneladas.

A inpEV foi criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós­consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002.

A legislação atribui a cada elo da cadeia — agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público — responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo  (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário