sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Estiagem ajuda na safra de abacaxi e colheita é antecipada no Sul de Santa de Catarina

O calor e a falta de chuvas que ocorreram na região Sul de Santa Catarina, no mês de novembro, prejudicaram a produção de melancias e milho. Porém, as altas temperaturas ajudaram os produtores de abacaxi. E os bons resultados da safra, acabaram antecipando a colheita.
O abacaxi precisa do calor para se desenvolver, e com as temperaturas mais elevadas, a fruta cresce ainda melhor na região de Jaguaruna, no Sul catarinense. Uma propriedade de 40 mil pés, com plantio em épocas diferentes, têm expectativa de colher 20 mil frutas nesta safra e o sol, que é importante para a planta, não pode incidir diretamente no fruto.
O engenheiro agrônomo, e filho de produtores, Antônio Correia Garcia, explica que, um mês antes da colheita, os abacaxis são protegidos. "No caso do abacaxi, que é uma fruta tropical, o calor ajuda e muito no crescimento e maturação. Aqui ocorre alguns danos, principalmente pela radiação solar direta e, por isso, a gente faz a tapação manual dos frutos.
Os efeitos da estiagem também anteciparam a colheita, que veio em boa hora, já que, com o fluxo de turistas na região, as vendas aumentam. "Nesse ano, com as temperaturas mais altas, acelerou a maturação das frutas. Então aproveitamos que Jaguaruna têm aumento de turistas nessa época do ano, o que possibilitou pra gente vender boa parte da produção aqui mesmo", conta Antônio.

Há 12 anos, a família de Antônio decidiu investir na produção orgânica dos abacaxis. O que começou como uma tentativa de se manter na agricultura, acabou se tornando um estilo de vida. O engenheiro conta que o cuidado com a produção é diário para conseguir entregar as frutas sem agrotóxicos.

"É pela preocupação do consumidor em não adquirir produtos sem contaminação que a gente trabalha. É uma coisa que vale a pena porque a demanda é muito grande, só que falta gente pra produzir. Para trabalhar com orgânicos você tem que gostar e se dedicar pra isso", enfatiza o rapaz.

O produto certificado é procurado fora do estado, cerca de 80% da produção vai para cidades como São Paulo e Curitiba, onde é bastante valorizado. Além do sabor mais doce, a produção têm menor impacto ambiental. Maria das Dores Correia Garcia, produtora, e mãe de Antônio, conta que o produto orgâncio trouxe benefícios para a família.

"A gente trabalha com os microorganismos trabalhando pra gente, o que é mais natural. A cada ano ele aumenta, nossos abacaxis tinham um peso de 800 gramas, hoje já trabalhamos com 1 quilo e meio. É bom saber que tu estás colocando na mesa de alguém que vai se satisfazer também por ser um produto saudável", ressaltou a produtora.

Fonte: G1 SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário