quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Costa Rica tem 22 mil hectares de citros e tendência de expansão

O cultivo comercial de laranja na Costa Rica, país da América Central, começou na década de 80, hoje ocupa 22 mil hectares que estão distribuídos por todo o país. É a sexta atividade agrícola, ficando atrás de café, cana-de-açúcar, banana, abacaxi e azeite de dendê. A safra 2015/16 de laranja teve produção de 8 milhões de caixas de 40,8 kg, 90% delas da variedade Valência.

A região Norte e a de Chorotega próximas à fronteira com a Nicarágua, são as principais produtoras, com 19 mil hectares. São nelas que estão as duas indústrias extratoras do país, a TicoFrut e a Del Oro. Nessa área também estão as maiores propriedades, que têm média de 80 hectares e são as mais tecnificadas.

A Costa Rica exporta a maior parte de sua produção tanto de frutos como de suco. De acordo com as informações do governo do país, as exportações de suco concentrado foram maiores que 35 mil toneladas nos últimos anos.

O país fica próximo do Estados Unidos que é o maior importador de seu suco de laranja, e não há barreira tarifária para o produto costa-riquenho entrar no território norte-americano. De acordo com o gerente agrícola da TicoFrut Thiago Antunes, brasileiro que trabalha na Costa Rica, desde 2015, a citricultura do país está em pleno desenvolvimento e crescimento. “Vejo muito potencial na produção de citros do país. Apesar de suas limitações devido ao tamanho do território e à infraestrutura, tem vantagens competitivas, com profissionais qualificados segurança e estabilidade econômica”, afirma.

Confira a matéria completa na edição 37 da Revista Citricultor: http://bit.ly/2cQijTB

Fonte: Fundecitrus

Nenhum comentário:

Postar um comentário