segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Azeite de abacate para alimentação: alternativa ao azeite de oliva

Foto: Adelson de Oliveira
O Dia de Campo na TV vai apresentar um azeite produzido com abacate. O produto pode ser alternativa para olivicultores em período de entressafra. O baixo custo é uma das vantagens, e a abundância de abacate nas regiões garante a possibilidade de colheita do fruto durante o ano inteiro.

Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig estudam a extração de azeite fino de abacate pelo sistema de centrifugação, a mesma tecnologia utilizada no processamento do azeite de oliva, no Campo Experimental da Empresa em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais. De acordo com o pesquisador Adelson de Oliveira, que coordena estudos pioneiros do óleo de abacate, diversificar a extração de óleos pode ser uma alternativa para os olivicultores da região da Serra da Mantiqueira. "O processamento da azeitona ocorre entre janeiro e abril. Nos outros meses, o olivicultor pode aproveitar o maquinário e a mão de obra para extração de azeite de abacate para alimentação", exemplifica.

Rico em minerais como ferro, cálcio e fósforo, fibras solúveis, fitoesteróis e gordura, o consumo do abacate auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL) e na elevação do colesterol bom (HDL), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, trazendo benefícios para a saúde. Além disso, a vitamina E, um antioxidante natural, somada à vitamina A, torna o azeite de abacate um composto capaz de prevenir doenças oftalmológicas, como catarata e cegueira noturna. O produto pode ainda favorecer o emagrecimento, pois auxilia na diminuição da absorção de colesterol pelo intestino.

Considerado uma das frutas tropicais mais valiosas, o abacate é consumido como alimento, nas diversas refeições do dia, e a produção do azeite de abacate extraído pelo sistema de centrifugação possibilita um produto de altíssima qualidade, disponível imediatamente para o consumo, após padronização e embalagem para o mercado varejista", afirma Adelson.

O Dia de Campo na TV "Azeite de abacate para alimentação: alternativa ao azeite de oliva" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) em parceria com a Epamig Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário