quinta-feira, 7 de julho de 2016

Fundecitrus inicia ciclo de cursos de podridão floral

O Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus irá realizar pela primeira vez um ciclo de cursos com foco na prevenção e controle da podridão floral, doença também conhecida como “estrelinha”, causada pelo fungo Colletotrichum spp., que afeta as flores e causa queda precoce de frutos jovens.

O primeiro curso será realizado em Mogi Mirim, na próxima quinta-feira (14). Os próximos estão marcados para Avaré, em 28 de julho, e Araraquara, em 11 de agosto. A capacitação é voltada para citricultores, administradores de fazenda, engenheiros agrônomos e responsáveis pela área de fitossanidade das propriedades. O conteúdo irá abordar a importância da podridão floral, o impacto na produção, o ciclo da doença, os sintomas, a prevenção e o controle.

Também será apresentado o sistema online de previsão, recém-lançado pelo Fundecitrus, que informa o risco imediato ou futuro (até três dias) de ocorrência de podridão floral com base em dados de temperatura e molhamento que estimam a germinação de esporos do fungo. Os produtores cadastrados no programa recebem avisos por mensagens de celular ou e-mail sobre os riscos de ocorrência da doença e a indicação de pulverização e as informações na realização das aplicações de fungicida no momento correto, evitando pulverizações desnecessárias.

A inscrição para o curso deve ser feita pelo site do Fundecitrus (http://www.fundecitrus.com.br/cursos/inscricao) ou pelo telefone 0800 11 2155.

A podridão floral pode provocar perdas de até 80% na produção. Os prejuízos variam em função da quantidade e distribuição de chuvas durante o período de florescimento. No estado de São Paulo, os maiores danos foram registrados no final da década de 70, no início dos anos 90 e na safra referente ao florescimento de 2009.

Serviço

Ciclo de cursos de podridão floral

Local: Mogi Mirim/SP

Data: 14/07 – 9h

Endereço: Bristol Zaniboni Hotel – Av. Prefeito Luiz Gonzaga de A. Campos, 400, Vila Morani.

Local: Avaré/SP

Data: 28/07 – 9h

Endereço: Acquaville Hotel - Rod. SP-255, s/nº

Local: Araraquara/SP

Data: 11/08 – 9h

Endereço: Fundecitrus – Av. Dr. Adhemar Pereira de Barros, 201


Fonte: Fundecitrus

Nenhum comentário:

Postar um comentário