quinta-feira, 7 de julho de 2016

Curso a distância 'Sustentabilidade'

A relação entre sustentabilidade e negócio está cada vez mais próxima, mas algumas empresas encontram dificuldades para encontrar ferramentas voltadas à gestão orientada à sustentabilidade. O conceito de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), técnica de avaliação e quantificação de impactos ambientais de produtos ou processos ao longo de sua cadeia produtiva ou vida útil, é uma destas ferramentas. Normatizada pela NBR ISO14040, a ACV gera informações suficientes para a tomada de decisões estratégicas, por produtores e consumidores, baseadas em dados comprovados pela ciência.

“Com o pensamento do ciclo de vida é possível gerenciar melhor a vida pessoal e profissional. Mesmo que não seja um especialista no assunto, este profissional fará questionamentos sobre o maior número possível de impactos gerados por suas ações”, afirma Sara Juarez Sales, gerente de Educação para a Sustentabilidade e Conservação Ambiental da Fundação Espaço ECO® (FEE®).

Oferecer estas informações e formar profissionais com visão sistêmica e capacidade para se antecipar na identificação de ações e na aplicação da sustentabilidade em seu cotidiano, é um dos objetivos do curso a distância “Sustentabilidade”, que está com inscrições abertas até 26/07. Com conteúdo desenvolvido pela Fundação Espaço ECO® (FEE®), organização com expertise em sustentabilidade empresarial, em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp e certificado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp, o curso tem carga de 180 horas distribuídas em seis módulos (18 semanas).

Além de informações sobre ACV, Pensamento do Ciclo de Vida e ISO 14040, o curso aborda conteúdos sobre ecoeficiência, Análise de Ecoeficiência e como aplicá-las. A Análise de Ecoeficiência é uma metodologia aplicada pela FEE® que além de medir os aspectos ambientais ao longo do ciclo de vida – baseada na norma ISO 14040 -, verifica os aspectos econômicos de todo este processo. Como evolução da ecoeficiência, a Socioecoeficiência, que analisa ainda as questões sociais associadas ao processo produtivo, é outro objeto de estudo deste curso.

"As tecnologias digitais e a metodologia empregadas nesse curso são inovadoras, baseadas em propostas de aplicação prática e com mediação do processo de aprendizagem a distância feita por profissionais qualificados", ressalta o professor Klaus Schlunzen Junior, coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp. "Essa abordagem leva à maior participação e engajamento do cursista, que terá a oportunidade de dar um significado à sua aprendizagem, de acordo com o seu contexto profissional", completa.

Para participar desta iniciativa, o interessado deve estar matriculado ou ter concluído o ensino superior. As inscrições devem ser feitas através do site http://edutec.unesp.br/cursosnead/paginas_n/curso_ver.php?idc=44. As vagas são limitadas e há condições especiais para inscrições em grupo.

O curso ainda conta com o apoio da Fundação para o desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP) e do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI).

“Sustentabilidade” oferece ferramentas de gestão aplicada aos negócios
Inscrições até: 26 de julho de 2016
Informações: atendimentocursos@nead.unesp.br
Inscrição: http://edutec.unesp.br/cursosnead/paginas_n/curso_ver.php?idc=44

Fonte: UNESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário