segunda-feira, 6 de abril de 2015

Femaça 2015 - 9ª Festa Nacional da Maçã e Feira Agroindustrial


Será realizada no município de Veranópolis/RS a 9ª Festa Nacional da Maça, a FEMAÇÃ 2015 nos dias 10 a 12 e 17 a 21 de Abril de 2015.

Origem do cultivo da Maçã no Brasil

Veranópolis é o município pioneiro no cultivo da maçã no Brasil, por isso ficou conhecida como “Berço Nacional da Maçã”.

A história começou com o agricultor José Bim que comprou uma maçã, vinda da Califórnia, em 1935. Ele plantou em Lajeadinho, cinco sementes e conseguiu que um pezinho sobrevivesse, o qual, após enxerto, produziu uma qualidade especial de maçã, que não murchava e não perdia o peso depois de muito tempo guardada. Com o passar do tempo José Bim foi multiplicando a macieira e dela fazendo novos enxertos, distribuindo mudas a seus vizinhos, começando assim a surgir pomares desta variedade, denominada Maçã José Bim. 

Em 1960, a comunidade de Lajeadinho teve a iniciativa de realizar a 1° festa da Maçã obtendo muito sucesso, já que o cultivo da maçã ganhava grande espaço no setor agrícola. De 1960 a 1970, o evento aconteceu no distrito anualmente, até que em 1971 foi realizada a 1° festa Municipal da Maçã, de 23 a 30 de maio.

A Femaçã através do tempo

O sucesso do evento municipal empolgou a todos, e assim, em 1973, Veranópolis realizava a 1° Festa Estadual da Maçã, ocorrida de 23 de maio a 13 de junho.

Um novo passo foi dado e, em 1976, com a presença do Exmo. Presidente da República Ernesto Grisel e do Exmo. Governador do RS Sinval Guazelli, foi aberta a 1° Festa Nacional da Maçã (Femaçã), de 21 a 31 de maio.

Com o sucesso do evento nacional, Veranópolis confirmou seu status de “Berço Nacional da maçã” e a Femaçã tornou-se uma festa tradicional no calendário da região mostrando para todo o Brasil o potencial turístico e empresarial do município atraindo, assim, investimentos em diversas áreas.

Em 1979 aconteceu a 2ª Femaçã, em 1983 a 3ª, em 1986 a 4ª edição, no ano de 1990 a 5ª e em 1994 a 6ª festa. Depois de um período de 14 anos sem a realização, o evento foi retomado com força total em 2008 com a 7ª edição, em 2011 aconteceu a 8ª festa e, finalmente, em 2015 teremos a 9ª edição.

A Festa Nacional da Maçã (Femaçã 2015) tem atrações para todos os gostos e públicos. Segundo o presidente Leocrides Bataglion, o evento foi programado para que toda a população local e visitante, possa se sentir bem, acolhida e assim desfrutar de tudo o que a festa proporciona.

Para isso, além dos shows nacionais do Sambô, no sábado, dia 11, da Banda Malta, na sexta-feira, dia 17 e da dupla sertaneja João Lucas e Marcelo, no sábado, dia 18, a Femaçã 2015 traz para Veranópolis atrações culturais. Os ingressos para essas atrações custam R$ 10,00 e dão direito acesso ao Parque de Exposições.

Estão confirmadas as seguintes atrações: Tãn Tango, com Hique Gomes e Grupo, na sexta-feira, dia 10; Kronnus – Mágico e Ilusionista, no sábado, dia 11; Marcello Caminha e Grupo e Os Bertussi, no domingo, dia 12; Festival de Bandas Rock’n’Apple e encerramento com Black Birds no domingo, dia 19; Guri de Uruguaiana e Espetáculo Frozen (foto), na segunda – véspera de feriado, dia 20; e, para fechar, na terça-feira, dia 21, no encerramento da festa, Renato Borghetti e Orquestra Sinfônica da UCS.

Os valores dos ingressos para os shows nacionais, bem como os horários do início de cada apresentação estão acessíveis no site www.femaca.com.br.

Paralelo aos shows, uma série de outras atividades culturais estão sendo realizadas, como gincana, exposições, artesanato, agroindústrias, dentre outros.

Maiores Informações no site www.femaca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário