quarta-feira, 8 de abril de 2015

Assentamento do Brejo paraibano ganha Unidade Demonstrativa de beneficiamento de frutas

O assentamento da reforma agrária Emanoel Joaquim, localizado no município de Areia, a 122 quilômetros de João Pessoa, na região do Brejo paraibano, ganhou uma Unidade Demonstrativa (UD) de beneficiamento de frutas que deverá entrar em pleno funcionamento nos próximos três meses. Um grupo de dez agricultores e agricultoras está sendo capacitado, através de cursos, para gerenciar a UD que produzirá polpas de frutas.

A produção inicial utilizará como matéria-prima as frutas cultivadas no próprio assentamento, a exemplo de acerola, caju, manga, cajá e laranja. As polpas serão vendidas inicialmente nas feiras da região. Mas, o projeto dos assentados prevê a organização completa da UD para que eles também possam participar de processos de licitação para fornecimento de alimentos para a merenda escolar em municípios próximos.

A implantação da estrutura da UD foi coordenada pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), entidade contratada pelo Incra/PB para prestar assistência técnica a vários assentamentos da região. Através da cooperativa, que fez parceria com o Sebrae, os assentados já participaram de duas oficinas e de um curso de beneficiamento de frutas.

A unidade foi construída em dois meses. Além da estrutura física, os agricultores receberam uma despolpadeira de frutas e uma balança de precisão. O investimento foi de quase R$ 16 mil, com recursos do Incra.

A assentada Maria de Lourdes Souza, 64 anos, disse que está otimista com a implantação da UD. “Antes tínhamos dificuldade para trabalhar coletivamente, mas quando a equipe da Coonap começou a nos acompanhar isto nos favoreceu muito”, afirmou.

Ela ressaltou que a UD será uma importante fonte de renda para os assentados, principalmente para os mais jovens. “Agora vamos nos dedicar ainda mais nesta atividade para que possamos crescer juntos”, afirmou.

As UDs são implantadas pelas entidades prestadoras de assistência técnica e funcionam como locais para teste de novas experiências, de intercâmbio entre técnicos e assentados, e de troca de ideias.

Fonte: Brejo.com / Assessoria - Incra-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário