segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Pisa da Uva atrai visitantes e turistas em São Roque/SP

Eles puderam degustar, auxiliar na colheita e conhecer detalhes do cultivo.Uva pisada vai virar vinho e turistas são convidados para voltar para beber.



A seca que castigou a região de São Roque (SP) no ano passado ajudou a deixar a uva mais docinha, já que a falta de chuva aumenta a concentração de açúcar na fruta. Para agradecer a boa safra, produtores da cidade estão em festa. No fim de semana, turistas participaram de um passeio, que é como uma volta ao passado.

O badalo do sino avisa que tem pastel de belém quentinho, já que o doce não pode faltar em um sítio de São Roque que faz uma festa típica portuguesa para comemorar a safra da uva. "É a nossa melhor safra de todos estes anos que nós estamos aqui. A uva está muito doce e, com certeza, nós vamos obter um bom resultado aí", explica o vinivultor Olivardo Saqui.

No sítio, a bebida é artesanal e são os turistas que ajudam a fazer, desde a colheita da fruta. "Um dia de produção no campo e a gente vai cumprir o processo completo, é a colheita, é a pisa e vamos fazer o vinho e vamos beber", se alegrou com a festa o empresário Carlos Airton.

O momento mais esperado da festa é a pisa na uva que foi colhida, pelos próprios turistas e visitantes, no campo. O objetivo é comemorar a safra da uva resgatando o passado, à forma como o vinho era produzido antigamente. A uva pisada vai virar vinho daqui a um ano e os turistas são convidados para voltar para beber o que eles ajudaram a produzir.

Os adultos se encantam com o resgate das tradições. "Foi minha primeira vez e é emocionante, muito bom. Melhor do que tomar o vinho", encanta-se José Bonaite. Já os mais novos são sinceros até demais, quando são perguntados da sensação de pisar na uva. "Nojenta", disse um menino de nove anos.

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário