segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Cooperativa goiana comercializa 10 toneladas de polpa de frutas para merenda escolar


                                              Foto: Tamires Koop/MDA

Sucos de frutas da agricultura familiar marcaram presença na alimentação das crianças de Formosa (GO), em 2014. Apenas a Cooperativa Mista do Vale da Esperança, localizada no município goiano, forneceu 10 toneladas de polpas de frutas para escolas da região. A expectativa para 2015 é dobrar a produção e aumentar o leque de compradores. Atualmente, além do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a cooperativa também vende os produtos para outro programa de compra do Governo Federal, o de Aquisição de Alimentos (PAA).

A presidente da cooperativa, Divina Dias Borges, afirma que a agroindústria pode aumentar a produtividade, desde que haja demanda. “Nós fazemos polpas de maracujá, acerola e outras frutas mais comuns. Estamos começando agora os testes com frutos do cerrado, como mangaba e cagaita, para saber se serão bem aceitas na alimentação escolar”, conta ao salientar que caso os alunos aprovem os novos sabores a cooperativa começará a produzir.

Em conjunto com outras quatro assentadas da reforma agrária, Divina fundou a cooperativa em 2008. Atualmente, com a venda das polpas, a renda bruta anual chega a R$ 100 mil.

Ao todo, cerca de 50 associados fornecem as frutas para a Cooperativa Mista do Vale da Esperança processá-las e transformá-las em polpas de frutas. “Os integrantes estão satisfeitos com o salto de qualidade de vida que tivemos. Antes, todo mundo saía desorganizado para vender. Era um vai e vem e ninguém tinha dinheiro suficiente. Hoje, tiramos um dinheiro a mais, estão todos muito satisfeitos”, avalia Divina.


Fonte: João Paulo Biage
Ascom/MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário