segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Alerta para elevada ocorrência de mosca-das-frutas

Em função das condições climáticas desfavoráveis e da produção de frutas nativas hospedeiras da mosca-das-frutas no outono passado, a população da praga estava em níveis muito baixos até a última semana de dezembro. No entanto, a partir do monitoramento que a Embrapa Uva e Vinho vem realizando, o pesquisador da área de entomologia, Adalécio Kovaleski, alerta que verificou-se um grande aumento populacional da praga nas avaliações correspondentes à última semana de dezembro e primeira semana de janeiro.

"Considerando que o estágio de maturação da maçã já permite o desenvolvimento larval, recomenda-se atenção para que o controle seja intensificado através da aplicação de inseticidas com ação de profundidade e isca tóxica, esta aplicada especialmente nos pontos de entrada da mosca-das-frutas no pomar", orienta Kovaleski.

Além disso, ele recomenda ser fundamental a intensificação do monitoramento utilizando armadilhas McPhail podendo utilizar suco de uva, proteína hidrolisada ou Ceratrap como atrativos, realizando avaliação duas vezes por semana.

O pesquisador alerta para que devem ser observados a carência dos produtos e os níveis de resíduos permitidos nos mercados nacional e internacional bem como para a maçã destinada para a indústria de suco.

Informações adicionais podem ser obtidas com o pesquisador Adalécio Kovaleski, pelo telefone (54) 3231 8300.


Nenhum comentário:

Postar um comentário