terça-feira, 10 de janeiro de 2017

580 diagnósticos de pragas e doenças são realizados por dia pelo Instituto Biológico

As amostras para os exames foram provenientes de 16 Estados brasileiros



Mais de 580 exames de pragas e doenças foram realizados em média, por dia pelo Instituto Biológico em 2016. O Órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizou 178.455 diagnósticos de pragas e doenças, além de análises envolvendo resíduos de agrotóxicos em alimentos, solo e água, entre janeiro a outubro do ano passado.

A expectativa é que o total de diagnósticos realizados em 2016 chegue a 200 mil. Os exames mais procurados foram identificação de Diarréia Viral Bovina (DVB), língua azul, rinotraquíte infecciosa bovina, neosporose, leucose bovina, salmonelose, influenza aviária, laringotraqueíte e microplasmose.

As amostras para os exames foram provenientes de 16 Estados brasileiros, são eles: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande de Sul, Maranhão e Bahia.

“Esses diagnósticos constituem uma ferramenta básica para ações dos órgãos de defesa, estadual e federal, com vistas a evitar a entrada ou circulação de pragas e doenças dentro do País”, afirmou Antonio Batista Filho, diretor-geral do IB.


De acordo com Batista Filho, o Instituto Biológico tem a maioria do seu escopo acreditado pela norma ISO 17025, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), relacionada à qualidade. “O Governo do Estado de São Paulo investiu, nos últimos anos, em infraestrutura e modernização dos laboratórios. Isso permitiu a acreditação pelo Inmetro e credenciamento pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), certificando a qualidade de nossos serviços”, explicou.

“A acreditação do Inmetro é fundamental para a prestação e serviços realizados pelo IB. Ela permite que o instituto expanda sua atuação na área de diagnóstico, uma recomendação do governador Geraldo Alckmin”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim.

Os Centros de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Animal e Vegetal do IB agregam unidades laboratoriais que realizam ensaios para diagnóstico de sanidade animal e vegetal. Ao todo, as unidades laboratoriais realizam 40 tipos de ensaio para pragas e doenças em animais e planta. O Centro oferece, aproximadamente, 350 tipos de exames, realizando 162 mil ensaios, por ano, em média, solicitados, principalmente, por órgãos oficiais, como as Defesas Agropecuárias e o Mapa.

Atualmente, todas as unidades laboratoriais do IB em São Paulo, Descalvado e Bastos estão acreditadas pela norma ISO 17025. Os laboratórios da unidade do instituto em Campinas estão em vias de conseguir a acreditação. A previsão é que isso ocorra em 2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário