quarta-feira, 15 de junho de 2016

Palestra aborda o manejo da adubação na cultura da videira Visitas: 275

A Emater/RS-Ascar, em parceria com a Embrapa Uva e Vinho, realizou uma palestra sobre o manejo da adubação na cultura da videira, na tarde da última quinta-feira (09/06), na Câmara de Vereadores de Fagundes Farela. O tema foi abordado pelo pesquisador da Embrapa, George Wellington de Melo, e contou com a participação de 20 famílias que atuam na atividade no município. 

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert, explica que no ano passado a Instituição realizou um diagnóstico da realidade das famílias viticultoras do município, sendo que uma das dificuldades apontadas por elas foi justamente o manejo da adubação. A partir do resultado do diagnóstico, foi buscada parceria para a realização deste evento.

Na abertura, o prefeito Jean Fernando Sotilli parabenizou os agricultores pela participação e também a Emater/RS-Ascar pelo trabalho que vem desenvolvendo no município. Ele lembrou aos agricultores que dedicar um tempo para buscar conhecimento não pode ser visto como um tempo a menos de serviço na propriedade, mas como uma forma de trabalhar e melhorar a atividade realizada em casa. 

Em seguida, o pesquisador da Embrapa abordou o manejo racional da adubação, dando ênfase aos principais problemas enfrentados pelos agricultores em suas propriedades. De acordo com ele, há uma preocupação muito grande com o excesso de fertilizantes que está sendo utilizado e que vem prejudicando a fruticultura. Melo também destacou que é fundamental que seja feito um manejo do solo com cobertura vegetal, visando protegê-lo das perdas por erosão e promover a ciclagem dos nutrientes para favorecer a cultura da videira.

Segundo Ebert, a Emater/RS-Ascar oferece orientação para os viticultores na elaboração de um programa de manejo do solo para seus parreirais, considerando as recomendações da pesquisa agropecuária. "Com a realização da palestra foi possível conscientizar os viticultores da importância de um manejo adequado do solo, além de esclarecer as principais dúvidas das famílias no manejo da adubação na cultura da videira", concluiu. 

Fonte: Emater - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário