Apresentação de nova praga do coqueiro e ações de pesquisa e defesa em andamento. Esse é o tema do Curso de capacitação sobre o ácaro-vermelho-das-palmeiras que acontece em Neópolis, Sergipe, dia 17 de junho próximo, na sede da Ascondir.
Promovido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros e Emdagro, o curso é destinado aos produtores de coco, técnicos e estudantes da região de Neópolis onde o pesquisador entomologista Adenir Teodoro demonstrará como reconhecer e controlar o ácaro-vermelho-das-palmeiras além de mostrar sua biologia. A coordenadora de Defesa Vegetal da Emdagro, Maria Aparecida Andrade Nascimento, abordará as ações de defesa fitossanitária empreendidas sobre a praga.
O ácaro-vermelho-das-palmeiras (Raoiella indica), detectado recentemente pelos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ataca coqueiros, bananeiras, dendezeiros e mais de noventa espécies de plantas, principalmente palmeiras, causando amarelecimento severo e necrose das folhas e consequentemente a redução drástica da produtividade, principalmente em plantas novas e mudas em viveiros.
Adenir Teodoro, coordenador do evento, relata que o ácaro-vermelho-das-palmeiras, identificada a olho nu pela sua cor vermelha intensa, tem alto poder reprodutivo, pois uma fêmea pode colocar até 160 ovos.
Fonte: Embrapa
Nenhum comentário:
Postar um comentário