quinta-feira, 9 de junho de 2016

Cultivo de morango em substrato é tema de atividade de campo em Maratá

Um grupo de agricultores dos municípios de Brochier e Maratá participou na terça-feira (07/06), de uma atividade de campo sobre cultivo de morango em substrato. O evento foi realizado na propriedade do agricultor Carlos Roberto da Silva, da comunidade da Macega, em Maratá. Temas relacionados aos cuidados na implantação de uma estufa - levando-se em conta sua localização, orientação solar e umidade -, manejo e tipos de substrato, infraestrutura para a produção e controle de pragas, foram abordados com o apoio do assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Lauro Bernardi.

Ainda que a produção de morangos em Maratá possa ser considerada incipiente - o município tem na citricultura, nas florestas cultivadas, suinocultura e avicultura as suas principais matrizes - a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Carolina Tessele, salienta o fato de alguns produtores estarem investindo em alternativas de diversificação para as suas propriedades. "Especialmente para as pequenas propriedades, a produção de hortaliças ou de frutas como o morango, podem resultar em um acréscimo de renda para as famílias", explica.

É justamente este o caso do anfitrião do evento. Ao lado da esposa Gislene, Carlos atua como ecônomo em um clube de Montenegro. "Como utilizo muito morango nos eventos e jantares que organizamos, resolvi que esta poderia ser a hora de implantar o sistema em minha propriedade", salienta. Com o apoio da Emater/RS-Ascar, a estufa de 200m² já está pronta para receber as primeiras 2,6 mil mudas da variedade Albion. "Se tivermos sucesso em nosso cultivo, a intenção mais para frente será a de investir na produção de tomates para a elaboração de tomates-secos", afirma.

Fonte: Emater - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário