quarta-feira, 8 de junho de 2016

Camu-camu: potencial da fruta e oportunidades

O Dia de Campo na TV apresenta o camu-camu, ou caçari, como também é conhecido, uma fruta nativa da Amazônia que se destaca por alto teor de vitamina C, superando a acerola em 20 vezes, e o limão, em 100 vezes. O programa vai falar das suas características nutricionais, colheita, beneficiamento, conservação, dados da pesquisa de propagação produção de mudas pelas técnicas de enxertia e estaquia, além da técnica de cultura de tecidos, plantio em terra firme, formas de aproveitamento pela agroindústria e oportunidades de negócio para a fruta.

A Amazônia Legal tem grande diversidade de fruteiras nativas, como o cupuaçu, a castanha-do-Brasil e o açaí. E muitas frutíferas comestíveis continuam desconhecidas ou subtilizadas, sendo somente consumidas por animais silvestres. Muitas fruteiras, por seleção natural ou mediante processos de melhoramento genético, podem originar frutas de maior valor econômico. É o caso do camu-camu, com elevada potencialidade, ainda pouco explorada pelos habitantes da região amazônica, apesar do fruto já ser utilizado por outros países como o Peru, onde tem prestígio na indústria farmacêutica, de alimentos e bebidas.

Diante deste cenário, a Embrapa Roraima vem investindo em um projeto que pode trazer mudanças no aproveitamento das fruteiras amazônicas. O trabalho busca desenvolver e adaptar tecnologias para o estado de Roraima que poderão viabilizar o uso sustentável do camu-camuzeiro. O Projeto ‘Domesticação, melhoramento e valoração de fruteiras nativas da Amazônia' teve início em 2010, envolvendo várias instituições de pesquisa, ensino e extensão, em parceria com o setor produtivo para coletar e conservar o camu-camu, com o desenvolvimento de tecnologias que viabilizem a rápida propagação e domesticação da fruta.

Diversos aspectos do cultivo do camu-camu vêm sendo estudados pela Embrapa, entre eles, as técnicas para propagação de mudas e o aproveitamento do fruto pela agroindústria, porque o mercado desta fruta é uma oportunidade de renda, principalmente para pequenas agroindústrias e produtores rurais.

O Dia de Campo na TV "Camu-camu: potencial da fruta e oportunidades" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com a Embrapa Roraima (Boa Vista-RR), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Assista ao programa (horário de Brasília):
Canal Rural (Net/Sky) – sexta-feira, às 9h
TV Câmara – sábado, às 7h, e reprise domingo no mesmo horário
NBR (TV do Governo Federal) – sexta-feira, a partir das 19h30


Nenhum comentário:

Postar um comentário