quarta-feira, 8 de junho de 2016

Câmara Setorial da Citricultura define temas prioritários para agenda 2016-2020

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Citricultura, órgão consultivo do Ministério da Agricultura, se reuniu, nesta terça-feira (7), na sede do Fundecitrus, em Araraquara para a segunda reunião ordinária do ano.

Foram apresentados os resultados da estimativa de safra da laranja, em São Paulo e as ações de pesquisa da Embrapa sobre citros no estado de São Paulo. Também foram discutidos a necessidade urgente de uma nova legislação nacional de cancro cítrico e o risco dos pomares abandonados. Ambos assuntos entraram na agenda estratégica da Câmara Setorial para 2016-2020. Outros temas deverão ser incorporados na próxima reunião, que deve ocorrer em setembro.

Esta foi a primeira vez que a reunião foi feita fora de Brasília, como parte da iniciativa de tornar a Câmara mais itinerária e foi bem recebida pelos membros. Os estados de São Paulo, Paraná e Bahia estavam representados por participantes do Fundecitrus, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, da Cocamar, da Alicitros, Associtrus, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Coopercitrus, Embrapa, Grupo de Consultores em Citros (GCONCI), Sociedade Rural Brasileira (SRB), Vivecitrus e Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) do Estado de São Paulo e Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) da Bahia, além de integrantes do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA).

Após a reunião, os participantes conheceram os laboratórios do Fundecitrus e representantes do MAPA visitaram pomares de laranja da região para conhecer medidas de manejo do HLB (greening). Nesta quarta, os participantes da reunião visitarão a 38ª Semana da Citricultura, em Cordeirópolis (SP).

Fonte: Fundecitrus

Nenhum comentário:

Postar um comentário