quarta-feira, 27 de abril de 2016

Capacitação orienta sobre o manejo no cultivo de árvores frutíferas

Foto: Divulgação FAEMG
Tratos culturais, manejo do pomar, controle fitossanitário, colheita e pós-colheita foram habilidades abordadas durante o curso do Senar Minas de Cultivo de Árvores Frutíferas, realizado no município de Francisco Badaró, no Vale do Jequitinhonha.

Com carga horária de 24 horas, o curso teve como objetivo treinar os 12 participantes a realizar o cultivo convencional para fruteiras perenes. As aulas foram ministradas pelo técnico em agropecuária Anderson Pinto Botelho na sede da Associação Municipal de Assistência Infantil (AMAI) de Francisco Badaró.

Os participantes aprenderam técnicas de controle de plantas invasoras, adubação de cobertura, de desbaste, de desbrota, de poda de formação e frutificação, de escoramento, ensacamento de frutos, irrigação e outros tratos imprescindíveis para o sucesso do cultivo de árvores frutíferas.

O produtor Antonio Pereira dos Santos se revelou otimista com as novas técnicas adquiridas. Ele, que já comercializa hortaliças, destacou a importância da poda no processo de formação da muda e a prática de identificação das pragas como procedimentos de relevância repassados pelo instrutor durante o treinamento.

O curso foi realizado em parceria com a APRISCO – Associação de Promoção Infantil Social e Comunitária de Virgem da Lapa, município que, na mesma semana, também recebeu curso do Senar Minas na área de fruticultura. Em Virgem da Lapa, o treinamento foi voltado para implantação de pomar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário