segunda-feira, 25 de abril de 2016

Análise de impactos ambientais de produtos favorece desenvolvimento sustentável

Em 19 de abril, o programa Conexão Ciência abordou um tema que diz respeito a todos os consumidores. No último episódio, o pesquisador Fernando Dias, da Embrapa Pantanal, conversou com a repórter Juliana Freire sobre a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) – uma abordagem que analisa os impactos ambientais dos produtos, considerando a totalidade do seu ciclo de vida. "Isto é, incluindo toda a extração de matéria-prima, bem como emissões e resíduos gerados pela produção, transporte e disposição final do produto no ambiente", afirma Fernando.

ACV na prática
O pesquisador cita um caso como forma de ilustrar a questão: a Avaliação do Ciclo de Vida de uma garrafa de azeite de oliva estrangeiro, por exemplo, irá investigar os impactos ambientais da produção do óleo, mas também do plantio das oliveiras, da produção da garrafa que contém o azeite, do transporte do produto ao Brasil e até dos impactos gerados pela produção do navio que traz essas garrafas ao país. É um trabalho longo, detalhado e que precisa de grandes quantidades de dados para ser realizado.

Para facilitar essas avaliações, Fernando ressalta que os pesquisadores utilizam "inventários" em seus trabalhos – que são, basicamente, bases de dados com ACVs de diferentes produtos finalizadas por outras pessoas. Afinal, medir todo o impacto da produção de um navio cargueiro para concluir a ACV do azeite de oliva pode ser um trabalho desnecessário, se a avaliação de ciclo de vida do navio já tiver sido realizada antes, certo?

Por isso, ele conta que foram criadas redes para o compartilhamento de informações no mundo inteiro, permitindo que os pesquisadores incluam estudos concluídos por outros profissionais em suas avaliações. No Brasil, a primeira base de dados de ACV foi lançada em março deste ano, conhecida como o Banco Nacional de Inventários do Ciclo de Vida do Brasil – SICV Brasil (http://www.acv.ibict.br/programa-brasileiro-de-acv/acesso-ao-sicv-brasil).

Embrapa e a ACV
Integrando o projeto "Rede ACV" da Embrapa, coordenado pela pesquisadora Marília Folegatti da Embrapa Meio Ambiente, Fernando trabalha para disseminar o uso dessa abordagem nos projetos de pesquisa da empresa. "Participo de iniciativas que visam definir inventários para ACV de produtos da agropecuária nacional. Por meio dessas iniciativas, recentemente tivemos a aprovação de uma proposta de projeto para o Ecoinvent (http://www.ecoinvent.org/), que é a base de dados de inventários de ACV reconhecida como uma das melhores e mais utilizadas no mundo. Minha responsabilidade nesta proposta é coordenar o desenvolvimento de base de dados do inventário da pecuária de corte no centro-oeste, Pantanal incluído".

Segundo o pesquisador, os estudos de ACV que avaliam os impactos dessa atividade no ambiente pantaneiro consideram aspectos como o descarte do material usado para vacinar os rebanhos, o uso de fertilizantes em pastagens plantadas, as emissões de gases do efeito estufa pelos animais e o uso de óleo diesel no transporte e nas fazendas, por exemplo. Ele afirma que os biomas Cerrado e Pantanal serão os primeiros modelos usados para a realização de um inventário da pecuária nacional, dentro do projeto aprovado pelo Ecoinvent, reunindo esse tipo de informação sobre a atividade em banco de dados.


Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário