quinta-feira, 28 de abril de 2016

Anvisa anuncia ter eliminado fila de registros para biodefensivos

Foto: Divulgação Agrolink
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou ter “limpado” a fila de registros de produtos agroquímicos de origem biológica, tanto para utilização na agricultura convencional como na orgânica. O objetivo, segundo o órgão oficial, é favorecer a “expansão da sua utilização e a redução do uso de agrotóxicos de maior toxicidade”.

“A Anvisa tem realizados diversos esforços para atender a determinação do Decreto 4.074, de 4 de janeiro de 2002, tratando com prioridade a análise dos pedidos referentes aos produtos biológicos. Todos os pleitos submetidos até o momento para os produtos destinados à agricultura orgânica foram analisados, ou seja, não há nenhum pedido de registro na fila, aguardando na Agência a avaliação toxicológica de produto formulado fitossanitário”, justificou a Agência. 

De acordo com a Anvisa, o registro de produtos biológicos é uma das prioridades do Governo Federal. “Do ponto de vista da saúde humana, os defensivos biológicos são alternativas mais seguras para o controle de pragas agrícolas. São tecnologias que se valem de inimigos naturais das pragas, são menos agressivas aos seres humanos e representam importante alternativa para reduzir os custos da produção”, completa o órgão.


Fonte: Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário