sexta-feira, 24 de julho de 2015

Mercado global de suco de laranja caiu 15% entre 2004 e 2014

(Foto: Thinkstock)

O mercado global de suco de laranja teve uma contração de 15% entre os anos de 2004 e 2014. É o que mostra um estudo feito pela consultora Markestrat, divulgado pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), com base na situação de 40 países, que correspondem a 99% do consumo global.

Em 2004, o consumo global de suco de laranja foi de 2,412 milhões de toneladas. Em 2014, foram 2,042 milhões. Essa diferença corresponde a 92,5 milhões de caixas de laranja (confira gráfico abaxo). “Toda e qualquer crise que acitricultura tenha passado nesse tempo foi de demanda. Essa é a razão do acúmulo de estoques dos últimos anos”, conclui o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto. “O problema só não foi maior porque a oferta de fruta na Flórida diminuiu drasticamente e os americanos têm importado mais suco do Brasil”, acrescenta.

Dono de 57% da produção mundial de laranja e de 81% do comércio global de suco, o Brasil fica mais sensível às oscilações de mercado. De acordo com a CitrusBR, lidar com a situação envolveria duas linhas de ação. De um lado, iniciativas de marketing para incentivar as vendas para o mercado externo.

O setor pede também a desoneração do suco de laranja, isentando o varejo de recolhimento de PIS/Cofins e ICMS. A CitrusBR estima uma demanda adicional de cerca de 50 milhões de caixas por ano só no Brasil. “Sabemos que o momento é complicado por causa do ajuste fiscal, mas temos conversado com o governo e acreditamos que no momento adequado, podemos conseguir esse benefício”, afirma.

(Dados: CitrusBR/Elaboração: Globo Rural)


Fonte: Globo Rural

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