segunda-feira, 13 de abril de 2015

Pinha, graviola e articum ajudam na pressão arterial, diz nutricionista

Foto: G1
As frutas da família das anonáceas têm grande quantidade de potássio, que ajuda nas contrações musculares e no controle da pressão arterial. A dica é da nutricionista Karin Honorato, que nesta segunda-feira (13) fala sobre os benefícios desse grupo formado pelas frutas araticum, pinha, graviola e atemoia.

Segundo Karin, o articum é a fruta maior que pode ter a polpa rosada ou amarelada com uma casca bem marrom e grossa por fora. Mas, por dentro, a polpa é macia, variando o sabor entre doce e ácido. Além de ser saborosa, essa fruta é cheirosa e fácil de retirar os gomos de sua polpa.

A nutricionista destaca que o articum é o alimento mais rico em vitamina B1 e B2. “Essas vitaminas fazem parte de um equilíbrio do sistema nervoso, ajudam a modular o estresse e a fadiga. E são responsáveis pela concentração e pelo metabolismo de quebra de gordura”, explica.

A fruta do conde ou pinha tem um formato menor, levemente ondulada. “Quando madura, ela é bem mais fácil de abrir com os gomos soltos”, explica Karin. Também é bem saborosa, cheirosa e levemente doce.

A graviola tem a casca lisa, porém com alguns espinhos aparentes. Em relação à pinha, o formato é maior e os gomos são mais difíceis de ser retirados. No gosto, ela é levemente ácida. De acordo com Karin, essa fruta é encontrada, mais facilmente, em forma de polpa.

Karin conta que a graviola, cultivada no Nordeste, tem sido a fruta mais estudada atualmente, pela presença de acetogenina. Essa substância mostrou-se ser eficaz para inibir as células cancerígenas. “Mas muito estudo ainda deve ser feito para que essa resposta seja conclusiva”, comenta.

A graviola também é rica em saponinas, flavonoides e polipoides. Segundo a nutricionista, essas substâncias protegem o organismo tanto de inflamações quanto do envelhecimento precoce. Ela também tem boa indicação para casos de diarreia e para diminuir as acnes e os furúnculos, em razão da ação anti-inflamatória.

Já a atemoia é mais parecida com a fruta do conde. A diferença é que ela tem a casca menos ondulada. Quando madura, seus gomos também saem facilmente. Karin avisa que essa é fruta mais doce da família. “É um açúcar natural, mas é um açúcar que deve ser consumido com moderação, especialmente, pelos diabéticos”, sugere.

Cada fruta dessa família tem o seu sabor e seu cheiro característico. Mas, em comum, todas as frutas anonáceas têm grande quantidade de vitamina C. “E a essa vitamina é fundamental para nossa imunidade, para nos defender das infecções, ajuda na cicatrização e na boa produção de colágeno”, afirma Karin.

As anonáceas também possuem uma boa quantidade de potássio, que ajuda no controle dos impulsos nervosos, na contração muscular, além de evitar câimbras. O consumo delas também é importante, explica Karin, para o controle dos líquidos do organismo e da pressão arterial.

A nutricionista adverte que quem sofre de alguma insuficiência renal deve tomar cuidado no consumo dessas frutas. “Porque a quantidade de potássio é realmente considerável e não é benéfica em excesso para essas pessoas”.

Todas essas frutas também possuem uma boa quantidade de fibras para o organismo e também uma boa quantidade de açúcar natural da fruta. Por isso, devem ser consumidas com um pouco de moderação, sugere Karin.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário