quarta-feira, 4 de março de 2015

Produção da indústria sobe em janeiro, mas faturamento recua

As horas trabalhadas na produção da indústria, indicador relacionado com o nível de atividade, registraram alta 1,9% em janeiro deste ano, em comparação com o mês anterior, mas o faturamento do setor registrou o terceiro mês seguido de queda nesta comparação, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio dos indicadores industriais.

“Esse resultado sugere que a enfraquecida demanda doméstica segue como um limitador adicional à recuperação da indústria”, avaliou a entidade, por meio de nota à imprensa. De acordo com a CNI, as horas trabalhadas na produção, embora tenham crescido frente a dezembro do ano passado, tiveram queda de 8% na comparação com o primeiro mês de 2014.

Apesar da queda no faturamento, a indústria mantém estável o emprego pelo segundo mês consecutivo, informou a entidade. "No entanto, esse indicador está 3,5% abaixo do registrado em janeiro de 2014", acrescentou a Confederação Nacional da Indústria.

De acordo com a CNI, a indústria operou, em média, com 81,5% da capacidade instalada em janeiro, 0,4 ponto percentual acima do registrado em dezembro do ano passado. "Mesmo com a alta, a utilização da capacidade instalada ainda está 0,3 ponto percentual abaixo do resultado de janeiro do ano passado, o que sinaliza ociosidade do parque fabril", avaliou.

A pesquisa mostra ainda, de acordo com a entidade, que a massa salarial na indústria recuou 0,5% entre janeiro e dezembro. Contudo, o rendimento médio real cresceu 0,3% no período. "O rendimento médio ainda mostra crescimento porque há certa inércia dos reajuste salariais de 2014 e os efeitos da redução do emprego na indústria ainda é parcial", informou a CNI.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário