sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Mamão de Linhares será exposto em feira internacional na Alemanha

O mamão de Linhares, norte do Espírito Santo, participará de uma das principais feiras de frutas do mundo, a Fruit Logistica, realizada em Berlim, na Alemanha, ainda este mês. Diversas empresas capixabas do setor terão a oportunidade de mostrar seus produtos para clientes de fora, além de trocar experiência com produtores de todo o mundo.

De acordo com o diretor técnico-executivo da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex), José Roberto Macedo Fontes, todo ano a associação leva duas empresas associadas para expor seus produtos na feira. Além disso, outras empresas exportadoras de mamão possuem estande próprio no evento ou utilizam espaço cedido por parceiros comerciais.

Segundo Fontes, as duas empresas que participarão do evento este ano pela Brapex são a AGC Frutas e a Doce Fruit, ambas de Linhares. Outras associadas que marcarão presença na feira, por meio de parceiros comerciais, são a Interfruit, Caliman Agrícola, Marin Papaya, Frutmel Frutas e Bello Fruit, esta última do sul da Bahia. Já a UGBP possui estande próprio na feira.

"É uma oportunidade que essas empresas têm para trabalhar o relacionamento comercial. As exigências europeias vão além da qualidade intrínseca do produto, ou seja, são levadas em consideração também as qualidade ambiental e social desses produtos. Então é uma forma de as empresas compartilharem formas de produção com outras companhias e estreitarem laços comerciais com elas, além de expor seus lançamentos próprios e ampliar seu mercado. É uma feira que atrai a atenção de todo o mundo e pessoas de várias regiões, como o Oriente Médio, estarão presentes", ressaltou Fontes.

O diretor da Brapex destacou ainda a importância do mamão capixaba no mercado exterior. "Nosso mamão continua sendo a estrela em termos de qualidade, mas vem sofrendo e perdendo mercado para outros países produtores por causa da grande oferta. Contudo, nosso mercado interno também tem se mostrado bastante atrativo", ressaltou.

Feira

A Fruit Logistica será realizada nos próximos dias 8 e 10 e receberá mais de 2 mil empresas de toda a cadeia produtiva de fruta fresca. Durante o evento, os participantes poderão fechar negócios, conhecer novas tecnologias de produção e pós-colheita, além de estreitar a relação com varejistas e distribuidores do setor frutícola de todo o mundo.

Ao todo, participarão do evento 16 instituições brasileiras, entre elas a Brapex, que ocuparão 20 estandes. Além do mamão, os produtores brasileiros vão expor outras frutas, como uva, limão, melão, laranja, maçã e avocado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário