terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Seminário em Jaboticaba promove debate sobre sucessão rural entre pais e filhos

O evento aconteceu na Sede da Terceira Idade Conviver



Para estimular a discussão sobre sucessão familiar junto aos jovens do meio rural do município de Jaboticaba e seus familiares, a Emater/RS-Ascar e Prefeitura promoveram na última sexta-feira (27/01) o Seminário Municipal Pais e Filhos. O evento aconteceu na Sede da Terceira Idade Conviver, e destacou o tema sucessão familiar com renda e qualidade de vida.

A proposta do Seminário surgiu a partir da necessidade percebida em estimular o debate entre as famílias rurais quanto a este tema. Sucessão familiar com renda e qualidade de vida foi o tema da palestra ministrada pelo gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Francisco Frizzo.

"O nosso objetivo ao levantar essa temática é incentivar o diálogo entre os jovens e o núcleo familiar, quanto aos investimentos a serem feitos na propriedade rural, com visão de sucessão familiar planejada e não apenas por ocasião do inventário. Além disso, apresentar alternativas econômicas possíveis de serem implementadas nas propriedades rurais, de acordo com a realidade de cada jovem e com as características e vocação de cada propriedade. Dessa forma, esperamos motivar e orientar o jovem a ser um empreendedor rural, capaz de transformar a propriedade rural em um empreendimento rural, economicamente viável e ambientalmente sustentável", declarou Frizzo. 

Ainda segundo ele, a Emater/RS-Ascar trabalha para estimular e fortalecer formas organizativas de jovens nos diferentes municípios da região, para que estes reconheçam a atividade agrícola como profissão, com alternativas de renda e qualidade de vida, tornando-se, de fato, um protagonista, um empreendedor no meio rural.

Durante a palestra, Frizzo deixou um recado aos pais. "Facilitem a comunicação", aconselhou. "Cabe a vocês provocarem o assunto sucessão na família, bem como conduzirem o processo de inserção dos filhos. Orientem os filhos no processo de qualificação. Permitam que eles dediquem tempo à construção do conhecimento e a vivenciarem experiências relacionadas aos negócios da família, junto com o acompanhamento de vocês. Mas não esqueçam a afetividade. Existem pontos na relação familiar que vão além do negócio, dizem respeito a um projeto de vida, a princípios e valores pessoais", exclamou.

Da mesma forma, o gerente Frizzo dirigiu-se aos jovens e deixou sua mensagem. "Ao decidir levar adiante os negócios da sua família, tenha respeito por tudo o que já foi feito. É preciso reconhecer o trabalho e esforço realizado pelas gerações que precederam, especialmente pelas dificuldades do passado, que certamente eram maiores. É natural que você tenha preocupações com a geração de renda, com a dimensão da sua participação nas decisões, com a disponibilidade de tempo para participar da vida social. Esses pontos devem ser discutidos e decididos em família. O diálogo é a melhor ferramenta para estabelecer uma relação positiva entre as gerações. Esse ponto é fundamental para ter êxito na sucessão, para se tornar um empreendedor rural. E não se esqueçam que a decisão é de vocês. Vocês criam o futuro onde querem viver ou vivem no futuro construído pelos outros", finalizou.

A Emater/RS-Ascar em Jaboticaba já está planejando outras ações com essa finalidade para este ano. A intenção da equipe é manter o diálogo com as famílias, motivando cada vez mais a sucessão rural. O Seminário Municipal Pais e Filhos contou com a presença do prefeito de Jaboticaba, Luis Clovis Molinari, e demais autoridades do município.


Fonte: Emater - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário