sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Conforme Diretor da ABPM, safra brasileira de maçã deverá superar 1 milhão de toneladas


O Brasil deverá colher mais de um milhão de toneladas de maçãs nesta safra 2016/2017. A produção será 25% superior a obtida no período anterior. Os dados foram divulgados pelo Diretor Técnico e de Qualidade da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã(ABPM) no programa Dinâmica 1050 da Rádio Club AM de Palmas, sul do Paraná, na manhã desta quinta-feira(01).

Conforme o produtor palmense, Ivanir Dalanhol, da produção nacional de 1.079.525 toneladas, 22% irá para a indústria. Outras 800 mil toneladas para consumo in natura no mercado interno. Para o mercado externo serão destinadas 40 mil toneladas.

Na projeção da ABPM, o país deverá importar neste ano aproximadamente 80 mil toneladas. Deverão ser colhidas 534,9 mil toneladas da variedade Gala, em fase de colheita e 466 mil de Fuji, que são de ciclo tardio. Ambas representam 95% da produção nacional de maçãs.As demais variedades (precoces) deverão alcançar 78 mil toneladas. Revelou que os produtores de Palmas, sul do Paraná, estão muito satisfeitos com a qualidade dos frutos que estão saindo dos pomares.

As condições climáticas no inverno e primavera pouco chuvosa favoreceram o desenvolvimento das plantas e seu ciclo produtivo contribuindo para aumento do calibre e coloração dos frutos que apresentam excelente qualidade física e sanitária, crocantes, suculentos, aromáticos e com muito sabor.

Fonte: RBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário