terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Codasp prepara ampliação de seus serviços e garante sustentabilidade econômico-financeira de suas atividades

A Companhia pretende ainda investir em parcerias com prefeituras, usinas e empresas do segmento agropecuário



Com foco na ampliação dos serviços de infraestrutura para o agronegócio paulista, recuperação e preservação do solo e da água e na sustentabilidade econômico-financeira de suas atividades, a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apresentou, no dia 27 de janeiro de 2017, o planejamento das ações para o quinquênio 2017-2021 aos membros do Conselho de Administração da empresa.

Elaborado pela Comissão Interna da companhia, o plano levou em consideração um momento de reestruturação da empresa e tem como principais objetivos racionalizar o processo de compras e contratações, expandir o portfólio de serviços, promover a sustentabilidade econômico-financeira da empresa e ampliar a captação de serviços.

O diretor-presidente em exercício da Companhia, Alexandre Penteado Pires, ressaltou que o planejamento leva em consideração o momento de reestruturação das atividades da empresa. “Detectamos a necessidade de simplificar o nosso centro de negócios e criar uma área comercial, para dar maior visibilidade ao trabalho realizado em todo o Estado”, afirmou. “Por ter sido elaborado pela equipe interna, o plano nos possibilitou verificar as fortalezas, vulnerabilidades e oportunidades de crescimento”, pontuou o dirigente.

De acordo com Amanda Simionato de Almeida, que integra a Comissão Interna da Codasp, “o plano contempla ações de marketing para promover os serviços realizados pela empresa, bem como divulgar o seu reflexo positivo na sociedade”, afirmou. “As medidas visam tornar a empresa mais eficiente, mantendo a boa qualidade da prestação de serviço e ampliando sua capacidade produtiva”, complementou Henrique Fraga, que também participou da elaboração do plano.

Executora do Programa Melhor Caminho/Pontos Críticos, do Governo do Estado desde 1997, a Codasp já recuperou 12.586,40 quilômetros de estradas rurais paulistas. De acordo com Pires, há um grande potencial para que a companhia contribua ainda mais para a melhoria da malha viária e rodoviária rural, que totaliza 149.421,58 quilômetros. “Além da recuperação das estradas, a Codasp conta com técnicos capacitados para executar serviços como reflorestamento, recuperação de solo e de águas. Por ser uma empresa do Estado, há a vantagem de agilizar o acompanhamento das obras nos demais órgãos estatais”, ressaltou.

A Companhia pretende ainda investir em parcerias com prefeituras, usinas e empresas do segmento agropecuário para possibilitar a transferência de conhecimentos e de suas tecnologias. “Dessa forma, o município sairá ganhando, pois na execução de uma recuperação de estrada, por exemplo, ela poderá capacitar sua equipe ao acompanhar os trabalhos junto aos operadores, secretários de obras e fiscais da Codasp, criando um legado de conhecimento para que a manutenção das vias continue sendo feita posteriormente”, disse.

“A Codasp tem realizado com excelência um trabalho de recuperação de estradas rurais e conservação dos recursos naturais, contribuindo para uma agricultura cada vez mais harmônica com o meio ambiente. Essa é uma determinação do governador Geraldo Alckmin, que é entusiasta do trabalho realizado pela empresa”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, que é presidente do Conselho de Administração da Codasp.

Para o conselheiro Airton Sandoval, “a grande virtude do planejamento estratégico para os próximos anos é ter sido elaborado por esforço dos funcionários da empresa, que já conhecem sua estrutura e procedimentos. Trata-se de uma forma da direção prestigiar o trabalho de seus colaboradores”, afirmou.

A opinião é compartilhada pelo conselheiro Gualberto Luiz Nunes Gouvea, funcionário da Codasp há 40 anos. “O planejamento foi feito por pessoas que já estavam na empresa, um fato inédito. Isso possibilitará que as medidas sejam acompanhadas e revistas constantemente”, destacou.

“A direção da empresa conseguiu passar ao Conselho uma proposta de fôlego, muito bem estruturada com o auxílio técnico-administrativo das pessoas que estão em campo. Estamos muito entusiasmados e esperamos que este plano seja balizador, um indicativo de que a companhia possa viver tempos melhores”, afirmou o conselheiro Sergio Murilo Hermógenes da Cruz.

O Conselho de Administração da Codasp é composto ainda por Rubens Rizek Jr., secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento; Fernando Nascimento Barbosa e Tirso de Salles Meirelles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário