quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Sead recebe comitiva da Nigéria para discutir o Mais Alimentos Internacional

Os programas e políticas públicas da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) são referência em todo mundo. Nesta terça-feira (01/11), o secretário especial, José Ricardo Ramos Roseno, recebeu uma comitiva da Nigéria, liderada pelo ministro da Agricultura, Akinwumi Adesina, para discutir a participação do país africano no programa Mais Alimentos Internacional.

O programa prevê uma linha especial para o financiamento de exportação de maquinário agrícola e tratores para ampliar a produção de alimentos na África, com base no modelo brasileiro de desenvolvimento rural e produção da agricultura familiar. A comitiva da Nigéria está no Brasil para conhecer de perto o programa Mais Alimentos Internacional e viabilizar um acordo de cooperação.

Roseno destaca que o Brasil é referência em políticas públicas para promoção da agricultura familiar. “No Brasil, a agricultura familiar é produtiva, econômica e social. Corresponde a aproximadamente 84,4% dos estabelecimentos agropecuários brasileiros. Além disso, o setor é responsável pela base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes e responde por 38% do valor bruto da produção agropecuária nacional”, destaca Roseno.

O secretário também ressaltou a efetiva atuação internacional da Sead, através das cooperações técnicas. “São cada vez maiores as demandas da população mundial sobre a agricultura e o Brasil exerce um papel importante nesse cenário. Através das cooperações internacionais podemos compartilhar nossos programas e políticas que podem exercer um importante papel no desenvolvimento social e econômico de outros países.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário