sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Produção de vinhos nos trópicos é tema de evento internacional em Petrolina-PE

Neste mês de outubro, dois eventos atraem para o Brasil, o mundo da vinha e do vinho. Primeiro, com a realização do 50 Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais (5th ISTW 2016), de 19 a 21, na cidade de Petrolina (PE). Dois dias depois, de 23 a 28, será a vez de Bento Gonçalves (RS) receber o 390 Congresso Mundial da Vinha e do Vinho.

O ISTW 2016 reunirá cerca de 120 participantes, de oito países (Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Portugal, França, Tailândia, Bali e Austrália), entre professores, pesquisadores, enólogos, proprietários de vinícolas e estudantes.

Segundo o pesquisador da Embrapa e Presidente do Comitê Organizador do 50 Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais, Giuliano Elias Pereira, "o objetivo deste evento é promover a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação na elaboração de vinhos tropicais, bem como integrar instituições públicas e privadas em projetos de cooperação para promover o mercado desses produtos, além de estimular a interação entre produtores de diferentes países".

Na programação técnico-científica, estão previstas palestras de alguns dos mais importantes pesquisadores na área da vinicultura. Uma delas, a professora Jocelyne Pérard, da Universidade da Bourgogne, de Dijon, na França, e Presidente da Cátedra Cultura e Tradições do Vinho da Unesco, falará sobre a vitivinicultura como patrimônio mundial, e também a respeito da vitivinicultura tropical da Índia.

Os franceses Benjamin Bois, professor da Universidade da Bourgogne e Presidente da Seção de Viticultura da Organização Mundial da Vinha e do Vinho, e Joël Rochard, pesquisador do Instituto Francês da Vinha e do Vinho-IFV, apresentarão trabalhos sobre a vitivinicultura tropical do Vietnam e o tema da sustentabilidade dessa atividade em vinhedos tropicais, respectivamente.

Além destes, Guillermo Vargas, Professor da Universidade de Barquisimeto na Venezuela, e Nikki Lohitnavy, enóloga e proprietária da vinícola GranMonte Estate, na Tailândia, apresentarão as características dos vinhos tropicais da Venezuela e da Tailândia, respectivamente. Outra participação importante é a do norte americano Gregory Jones com seus estudos a respeito dos efeitos das mudanças climáticas sobre a vitivinicultura mundial.

Os pesquisadores da Embrapa - Iêdo Sá, Tony Jarbas, Jorge Tonietto e Giuliano Pereira - apresentarão os trabalhos que desenvolvem para estabelecer uma Indicação Geográfica para os vinhos tropicais do Vale do São Francisco. Nas suas palestras, abordarão as ferramentas usadas para o zoneamento, caracterização dos solos e estruturação da futura IG VSF, além de características dos vinhos tropicais do Brasil.

No 50 Simpósio Internacional vão ser apresentadas 28 palestras, além de cerca de 25 trabalhos na forma de pôsteres relacionados a diversos temas: valorização da vitivinicultura como patrimônio mundial, mudanças climáticas, manejo dos solos, irrigação e adubação, pragas e microbiologia na vitivinicultura tropical, a produção de vinhos tropicais no mundo, enologia tropical, zoneamento dos terrois vitícolas, Indicação Geográfica para vinhos, composição química e sensorial dos vinhos e resíduos.

"O ISTW 2016 vai reforçar a tradição dos vinhos tropicais do Brasil e do mundo no contexto internacional junto à comunidade científica e aos produtores, expondo as principais pesquisas em execução nas regiões produtoras de vinhos tropicais, bem como exemplos de pesquisas em zonas temperadas, a serem aplicadas nos países tropicais", afirma Giuliano.

O Simpósio é uma realização das unidades da Embrapa (Semiárido e Uva e Vinho), UNEB, GIESCO e UNESCO, com apoio das instituições Valexport, Instituto do Vinho, FACEPE, IF Sertão, CAPES e CNPQ.

A programação completa e outras informações do evento podem ser encontradas no sitewww.embrapa.br/istw2016.


Serviço:

O que: 50 Simpósio Internacional de Vinhos Tropicais

Quando: 19 a 21 de outubro de 2016

Onde: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)

Endereço: Rua Projetada, 650, Bairro Maria Auxiliadora, em Petrolina-PE, Brasil.

Contatos: (87) 3861-4442 / 3866-3734

Mais informações: www.embrapa.br/istw2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário