quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Presidente do Fundecitrus se reúne com Secretário de Agricultura para abordar lei de cancro cítrico de São Paulo

Juliano Ayres se reuniram com o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, na última quinta-feira (6), para entregar uma proposta frente à nova legislação federal de controle de cancro cítrico.

Também participaram da reunião o coordenador das Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), Alberto Amorim, o coordenador da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), Fernando Gomes Buchala, o coordenador substituto da CDA, Mario Tomazela, e o novo coordenador da CATI João Brunelli Junior.

No encontro, o Fundecitrus apresentou um plano de ação para apoiar a Secretaria no processo de transição da lei em São Paulo após a publicação da Instrução Normativa 37 do MAPA, no Diário Oficial da União (DOU), em 6 de setembro, que regulamenta o controle de cancro cítrico em todo o país. “A normativa federal foi uma grande conquista e atendeu à demanda da Secretaria e de todo o setor, no sentido de aprimorar a legislação para aumentar a agilidade e a segurança fitossanitária, colaborando, inclusive, com a comercialização dos produtos citrícolas. No entanto, outras ações devem complementar a norma. Uma delas é o estabelecimento de uma legislação estadual, a qual já está sendo trabalhada pela Câmara Setorial da Secretaria, além de atuações informativas e educativas”, avaliou Arnaldo Jardim.

A proposta apresentada pelo Fundecitrus engloba medidas para dar suporte à SAA na transferência do conhecimento para o citricultor sobre a doença, por meio de ações de pesquisa, comunicação e difusão de tecnologia. O presidente da instituição ressaltou a importância da parceria nesse momento de mudança na citricultura, e a urgência da implementação da mitigação no estado de São Paulo devido ao início do período chuvoso, que é o momento crítico de ocorrência da doença nos pomares. “O Fundecitrus se coloca à disposição para apoiar e complementar as ações da Secretaria de Agricultura que forem necessárias para a rápida implantação e o bom funcionamento do sistema de mitigação. Além disso, são nítidos os esforços do Secretário e de sua equipe em dar rápido trâmite aos pleitos dos produtores de laranja e limão”, diz Monaco. 

(com apoio da assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura) 

Fonte: Fundecitrus

Nenhum comentário:

Postar um comentário