Café e laranja são algumas das culturas beneficiadas
O período mais bonito e florido do ano começou. A estação, que tem como principal característica a formação de belas paisagens, é o pico das floradas e o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas, além de promover o aumento das colônias de polinizadores. Em algumas culturas, a polinização possibilita a elevação de até 95% na produção.
Não é à toa que a primavera marca o período mais feliz do ano para o apicultor, meliponicultor e agricultor. “Nessa época os criadores levam suas colônias a determinadas plantações, como as de café e laranja, para que suas abelhas colham néctar, polinizem as flores e, consequentemente, produzam mel”, explica Cristiano Menezes, Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental e conselheiro da A.B.E.L.H.A. “O agricultor, por sua vez, obtém aumento na colheita e garante frutos de maior qualidade”, completa.
Esse fenômeno acontece porque a partir da primavera os polinizadores têm alimento abundante e temperaturas agradáveis até fim do outono, em maio. Segundo o artigo “Pollinator dependence of Brazilian crops and economic value of pollination service”, da pesquisadora Tereza Cristina Giannini, isso possibilitará que a produção de café, soja, algodão, morango e laranja aumente cerca de 25%. Já a produção de maçã pode crescer até 65% e a de melão, aproximadamente 95%
Nenhum comentário:
Postar um comentário