sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Exposição apresenta resultados do incentivo à fruticultura em Alagoas


As inovações técnicas e as melhores práticas voltadas para o incremento da fruticultura alagoana serão os destaques da Expo Fruta de Alagoas e do II Festival do Abacaxi, que acontecem simultaneamente neste domingo (29), no povoado Sítio Poção, em Arapiraca. Os eventos são promovidos pelo Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), conduzido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Sebrae/AL, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

De acordo com a gestora do APL Fruticultura do Agreste, Rosete Alves, o Festival do Abacaxi terá a participação de 150 famílias de agricultores familiares dedicadas à cultura nos municípios de Taquarana, Limoeiro de Anadia, Coité do Noia e Arapiraca. Com a realização da Expo Fruta, que derivou do sucesso da primeira edição do Festival do Abacaxi, em 2014, outras 750 famílias ligadas ao APL também poderão apresentar seus produtos.

“Teremos produtores de graviola, pinha, acerola, maracujá, banana e goiaba dos municípios de Igaci, Palmeira dos Índios e Estrela de Alagoas, além dos quatro onde a produção de abacaxi é predominante. Também convidamos o APL Fruticultura do Vale do Mundaú para participar do evento, e eles vão trazer as cooperativas produtoras de laranja lima da região”, explicou Rosete Alves.

O secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, lembra que o evento oferece ainda aoportunidade para que produtores e empresários firmem relações comerciais. “O encontro entre esses elos da cadeia produtiva da fruticultura é essencial para garantir o escoamento e a comercialização da produção, trazendo o sustento dessas famílias. Cada associação e cada cooperativa presente aos dois eventos vai promover a degustação de seus produtos, dando a oportunidade para que os empresários e consumidores possam comprovar a qualidade das frutas produzidas em Alagoas”, disse Vasconcelos.

“O Governo do Estado tem dado todo o incentivo necessário ao aumento da produção de frutas em Alagoas com a realização das feiras orgânicas na capital e no interior, com o acompanhamento e a assistência técnica aos agricultores familiares e com o apoio na busca por financiamentos. Na Expo Fruta, poderemos trocar informações sobre o que ainda precisa ser feito e ver de perto os avanços que obtivemos em 2015”, avaliou o secretário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário