O IqPR-V, indicador dos produtos de origem vegetal, subiu 1,17%.O IqPR-A, para preços de origem animal, apresentou alta de 0,17%.
O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) encerrou o mês de agosto com alta de 0,92%, de acordo com levantamento Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. O IqPR-V, indicador dos produtos de origem vegetal, subiu 1,17%, enquanto o IqPR-A, para preços de origem animal, apresentou alta em agosto de 0,17%.
Sem a inclusão da cana-de-açúcar, que tem São Paulo como a maior região produtora mundial, o IqPR fecharia com alta de 0,49% em agosto. Já o IqPR-V (cálculo somente dos produtos vegetais) teria aumento de 0,79% no mês passado excluindo a cultura.
Os produtos que tiveram maior alta em agosto foram banana nanica (29,16%), por conta do desenvolvimento ruim do produto na safra, amendoim (15,65%) e soja (8,01%), ambos com oferta menor e demanda externa maior, além do café (7,35%). Exceto a carne bovina, que teve recuo de 1,01% no mês passado, todos os outros produtos de origem animal avaliados subiram de preços, com destaque para a alta de 1,89% da carne de frango.
Já os produtos que apresentaram quedas mais significativas de preços no mês de agosto de 2015 foram batata (39,06%), tomate para mesa (13,16%), trigo (7,78%) e laranja para a indústria (6,12%). Com isso, dos produtos avaliados 14 apresentaram alta de preços, 10 de origem vegetal e quatro animal, e cinco apresentaram queda (quatro vegetais e a carne bovina de origem animal) em agosto.
Fonte: Globo Rural
Nenhum comentário:
Postar um comentário