sexta-feira, 28 de agosto de 2015

RS: temperaturas amenas favorecem desenvolvimento do pêssego na Serra

Foto: Agrolink
O registro de temperaturas amenas na última semana de agosto deixou os produtores de pêssego mais tranquilos na região da Serra do Rio Grande do Sul, pois a velocidade de florescimento dos pessegueiros diminuiu. Os produtores estavam apreensivos devido à antecipação do florescimento causada pelo calor fora de época do início do mês. Conforme a Emater/RS-Ascar, a elevação das temperaturas pode expor as plantas a sérios riscos de perdas caso venham a ocorrer geadas, comuns até meados de setembro. O Informativo Conjuntural foi divulgado pelo órgão nessa quinta-feira (27.08).

A Emater/RS-Ascar destaca ainda que nos locais de maior altitude, praticamente todas as cultivares de pêssego já estão florescendo com grande intensidade. Já nos pomares de variedades superprecoces, a frutificação está adiantada e exige adoção de práticas culturais como o raleio de frutas e os tratamentos fitossanitários para controle e prevenção de doenças. Em algumas plantas, já foram registrados focos de disseminação de doenças e reprodução de pragas, como a mosca das frutas.

No Sul do Estado, cerca de 96% dos pessegueiros já foram podados e estão com floração desuniforme, em função da ocorrência de reduzido número de horas de frio. 

Fonte: Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário