terça-feira, 25 de agosto de 2015

Para investir no Brasil, Alemanha quer mais segurança regulatória

Após encontro com Levy, vice-ministro alemão se diz impressionado com projetos do governo brasileiro


De acordo com o vice-ministro de Finanças da Alemanha Jens Spahn, interesse em ampliar investimentos no Brasil existe, mas é preciso que cenário nacional seja mais seguro. Surpreso com a envergadura dos projetos do governo brasileiro, ele reconhece a complexa situação econômica vivida pelo país e enfatiza a necessidade de informações mais claras sobre cobrança de impostos, retorno de investimentos e questões regulatórias. 

Após encontrar-se com o ministro da Fazenda Joaquim Levy nesta quinta-feira (20), Jens Spahn conversou com jornalistas a respeito de suas impressões sobre o mercado brasileiro. Para ele, a economia do país certamente enfrenta muitos desafios, mas o governo da Alemanha é favorável a maiores investimentos no Brasil por parte de suas companhias. "Apoiamos o governo brasileiro para que possa voltar ao crescimento, diminuir o desemprego e ter uma vida melhor", afirmou o vice-ministro.

Isso não significa, entretanto, que já existam planos de investimento claramente definidos. Para isso, é preciso que a segurança regulatória do Brasil seja mais concreta. "Queremos que mais empresas alemãs invistam no Brasil, mas, para isso, precisamos de mais estrutura. Para investir, você precisa de segurança. Daí haverá mais interesse do que hoje", explicou. 

Na avaliação de Jens Spahn, encontro com Levy foi positivo. Eles discutiram impressões e avaliaram possíveis parcerias. O vice-ministro também ressaltou o projeto do governo brasileiro para investimentos de infraestrutura em todo o país, que visa construir mais de 5 mil quilômetros de novas estradas. "É algo realmente impressionante pelo tamanho, principalmente quando viemos de um país pequeno", opinou. Por fim, Jens Spah disse que os dois países irão organizar encontros entre empresas brasileiras e alemãs para trazer maiores informações e mais segurança aos investimentos. 

A presidente Dilma Rousseff recebe hoje, no Palácio do Planalto, a chanceler alemã Angela Merkel, que trouxe consigo uma comitiva de 12 ministros. Em sua visita, temas como a reforma do Conselho de Segurança da ONU e parcerias em áreas de meio ambiente e mudanças climáticas também serão debatidos.

Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário