segunda-feira, 4 de maio de 2015

Oferta na safra do caqui em Mogi faz preço despencar

Produtores dizem que valor arrecadado não suprirá custo com a produção.Safra está na metade e valor já se igualou ao do ano passado.


Foto: G1
A safra do caqui em Mogi das Cruzes/SP está na metade e isso faz com que aumente a oferta no mercado e consequentemente a diminuição dos preços, segundo os produtores. Mas os agricultores reclamam que neste ano o valor caiu muito e eles podem ter prejuízos.

No sítio do agricultor Armando Saito, a colheita do caqui rama forte está em alta. "Na minha roça, o clima ajudou bastante. Porque na época da floração choveu pouco, então a fruta vingou bastante", diz. Porém, o agricultor reclama que o preço atual da venda da caixa talvez não cubra nem os gastos da produção."O meu custo é de aproximadamente R$ 2 por caixa, fora o custo de produção e tratos culturais. O preço ideal para mim seria ideal se fosse R$ 5", ressalta.

Já para o produtor do caqui fuyu, a produção demanda muito trabalho e o custo é alto. "Das variedades de caqui, o fuyu é o que dá mais trabalho. Tem que saber qual é o galho que vai deixar para podar. É diferente, por exemplo, do rama forte, que todos os galhos que deixar vêm com fruta. E para o fuyu ter uma boa qualidade, é necessário cobrir ele com um saquinho. A gente também tem que polir fruta por fruta, o que dá um trabalho maior", afirma o agricultor Ercílio Hoçoya.

No meio da safra deste ano, o preço já se igualou ao do ano passado e está R$ 6. Mas, segundo os produtores, o custo para o cultivo da fruta subiu muito em relação ao ano passado, como a caixa de papelão utilizada para o manejo da fruta que está R$ 0,14 mais cara.

A difícil situação dos produtores deixa até os funcionários com medo de serem dispensados. Um deles chega a relatar que prefere trabalhar com o trabalho rural. "Não deu certo, eu não me acostumei. Porque o meu negócio, na verdade, é o sítio. Trabalho em um sítio, cresci também no sítio e, além disso, eu também já era acostumado a trabalhar com caqui. Eu não tenho interesse em sair da área", disse o trabalhador rural Elias Araújo.

Em Mogi das Cruzes devem ser colhidas 60 toneladas da fruta, cerca de 30% da produção nacional.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário