sexta-feira, 8 de maio de 2015

Assentamento em Cujubim/RO se destaca com a produção de abacaxi

Foto: Divulgação/Decom
O mineiro Edson Martins da Silva, de 25 anos, é um dos migrantes descendentes das 45 famílias de produtores rurais assentadas pelo Incra no projeto Américo Ventura, no município de Cujubim. Em 16 anos de dedicação ao cultivo de abacaxi, ele consegue colher 360 mil frutos e faturar cerca de R$ 33,3 mil por mês, aproximadamente R$ 400 mil por ano.
Com a produtividade alcançada no lote de 30 alqueires, que recebeu há 4 anos, depois de chegar à região do Vale do Jamari, na década de 1990, Silva é hoje um dos maiores produtores de abacaxi no município.

Edson Silva lembra que trabalha no cultivo de abacaxi há 16 anos, que classifica como uma grande oportunidade, pois há pouco tempo não sabia nem escrever o nome. Com a produção de abacaxi, ele sustenta a família, construiu a casa própria, comprou um caminhão para transporte da produção, mantendo toda a despesa doméstica e o estudo do filho. ”Hoje meu filho estuda no Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e emprego três pessoas na minha terra. Vivo muito bem”, comemora.

O município de Cujubim se destaca, desde 2008, como o maior produtor de abacaxi de Rondônia. A safra anual é estimada em 700 toneladas, e 95% da produção é do Assentamento Américo Ventura.

A previsão para 2015 é um aumento de 20% da safra. Os frutos produzidos na região são considerados de boa qualidade pelo tamanho, com cerca de dois quilos cada; e o sabor adocicado. Parte da produção é consumida in natura e comercializada em outras cidades da região.

Segundo o gerente local da Emater-RO, Elton Messias Lopes Lima, a venda do produto já transpôs os limites da região do Vale do Jamari, e atualmente é comercializado em todo o estado.

O aumento da área de cultivo e dos índices de produtividade, de acordo ainda com o gerente da Emater-RO, se deve principalmente ao maior acesso dos produtores às políticas públicas da Compra Direta, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Há outro grupo de produtores que prefere a venda direta ao consumidor. Alguns deles possuem transporte próprio financiado através do Programa Nacional de Apoio a Agricultura Familiar (Pronaf), por meio do Programa Mais Alimento – projetos elaborados com assistência da Emater e financiamento do Banco da Amazônia e Banco do Brasil.

O presidente da Associação de Produtores do Assentamento Américo Ventura (Aprav), o catarinense Sergio José Bonassi, de 48 anos, também migrou para Rondônia com o sonho de trabalhar na agricultura. Há 16 anos conseguiu realizar o sonho no assentamento do Incra.
Mas ao contrário do amigo Silva, ele escolheu inicialmente o plantio de café no qual permaneceu por seis anos, sem obter sucesso. Foi quando decidiu plantar abacaxi e hoje produz 180 mil frutos ao ano, em cinco alqueires de terra. “Com o cultivo de abacaxi, conquistei minha casa, uma agroindústria de derivados de leite e o carro para transporte da produção. Eu optei em vender a produção na roça. Sai mais barato, mas no momento é o que consigo fazer”, disse Bonassi.

Inês Zahn, de 47 anos, e há 17 morando no Assentamento Américo Ventura tinha o propósito de plantar café, mas na época da seca o cafeeiro “amarelava”. Por orientação de Sérgio Bonassi, ela começou a plantar abacaxi consorciado com o café. “No início a procura pela fruta era pouca, mas deu para se manter junto com outras culturas”, lembra.

Agora com as melhores condições de mercado para o produto, Inês pretende vender o gado e investir no cultivo do abacaxi. “Meus filhos vão deixar a cidade e vir me ajudar, e vamos ampliar a área plantada de um hectare para cinco alqueires”, disse.

Festival

Por iniciativa dos professores, pais e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves, com o apoio da Aprav, há 8 anos acontece o Festival do Abacaxi em Cujubim. E na 9ª edição, neste ano, terá como atração também o Concurso do Rei e da Rainha do Abacaxi, e ainda serão servidos pratos e doces à base do abacaxi e distribuição gratuita da fruta.

Durante o evento é escolhido e também premiado o maior abacaxi da região, prestigiando e valorizando o produtor.

Ocorre também durante o ano a festa da Associação dos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Américo Ventura, que também divulga a produção.

Fonte: G1 / Governo de Rondonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário