terça-feira, 5 de maio de 2015

Novo sistema de cultivo recupera produção de morangos em Feliz, RS

Foto: Globo Rural

A Prefeitura financia parte dos custos do sistema. Cultivo em estufa é parecido com a hidroponia.



Morango é uma fruta que quase todo mundo gosta, por isso tem mercado garantido. Mas a produção é um desafio. Em Feliz, RS, os produtores inovaram na forma de cultivo e estão conseguindo recuperar a produção do morango.

No município que é um dos maiores produtores do estado, até cerca de cinco anos atrás, o plantio era feito no solo, sob túneis baixos ou altos. A cultura quase desapareceu, por causa de fungos de solo e outras doenças.

Foi quando chegou a novidade do cultivo de morangos em estufas, em um sistema parecido com a hidroponia, o cultivo sem solo. Só que, nesse caso, as mudas são plantadas em um substrato que fica dentro de bolsas plásticas. Os nutrientes, como na hidroponia, chegam pela água.

O custo de instalação das estufas assustava os produtores: R$ 2 por muda plantada. O produtor Leo Thums começou cauteloso, com duas estufas, e hoje tem 37 com 110 mil mudas. Ele diz que está produzindo duas a três vezes mais do que a planta no solo e que o custo de implantação foi pago antes de completar um ano. Além disso, as mudas não apresentaram fungos.

O agrônomo Joel Pagnoncelli, da Emater, explica que a principal vantagem é que no sistema antigo se perdia muita muda por causa do calor. No novo sistema, nos meses mais quentes se produz menos, mas não se deixa de produzir e a muda pode ser cultivada por dois ou três anos. Os funcionários que trabalham na colheita também ganharam no conforto, pois no novo sistema se trabalha de pé, com maior conforto.

Para ajudar na implantação desse novo sistema de cultivo, a prefeitura de Feliz financia cerca de R$ 1,8 mil por produtor. Isso cobre o custo da madeira e da cobertura plástica de uma estufa de 5 X 40 e o poder público vai ganhar lá na frente: quando o agricultor passa a produzir mais, também recolhe mais imposto para o município.

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário