sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Rotação de culturas pode evitar a propagação de nematoides nas lavouras

Segundo pesquisador, é importante que as sementes usadas nas lavouras estejam protegidas antes de serem plantadas




A rotação de culturas é uma das formas de prevenção que o produtor rural pode aderir para evitar a propagação das nematoides, segundo o pesquisador de Fitopatologia da Embrapa Soja, Valdir Pereira Dias.

Todas as regiões dentro do território nacional estão sujeitas ao desenvolvimento da praga e é importante que as sementes usadas nas lavouras estejam protegidas antes de serem plantadas.

Segundo o pesquisador, uma alternativa para evitar sua propagação é o uso de cultivares resistentes ao determinado tipo de nematoides presentes em cada região, que podem ser distintos de acordo com as temperaturas.

Os locais de maior incidência da doença são os Estados do Mato Grosso e Goiás, onde as temperaturas são mais altas e o solo menos orgânico e com menos nutrientes, as perdas nas lavouras também são mais frequentes nessas regiões.

Nematoides

Os nematoides são organismos parasitas que já estão presentes no solo no momento em que o agricultor decide iniciar o plantio de alguma cultura, eles ficam armazenados e se desenvolvem de acordo com o aumento da população patógena, que ocorre quando criam resistência a uma determinada cultura.

Fonte: Canal Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário