quarta-feira, 1 de junho de 2016

Diversificação do pomar doméstico é tema de encontro em Forquetinha

A Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Forquetinha realizaram, nesta terça-feira (31/05), no Parque de Exposições e Eventos Christoph Bauer, o 1º Encontro Diversificando o Pomar Doméstico: Colha Frutas o Ano Todo. O objetivo da atividade, que foi acompanhada por um público de cerca de 40 pessoas, é incentivar a implantação de pomar doméstico nas propriedades do município, apresentar uma proposta de pomar diversificado com produção o ano todo e promover a segurança e a soberania alimentar das famílias por meio de cultivos livres de agrotóxicos.

Na ocasião o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Derli Bonine, realizou palestra sobre o tema do evento. Em sua manifestação, Bonine ressaltou o fato de ser possível, com o mínimo de organização, dispor de frutas frescas em todas as estações do ano. "E quando somos nós os responsáveis pelo cultivo dos alimentos, temos a certeza de estarmos consumindo produtos livres de qualquer agente que possa ser prejudicial a nossa saúde", enfatizou.

Entre os participantes estava o jovem agricultor Anderson Dinei Bald, da localidade de São Vitor. Interessado em implantar um pomar de cerca de um hectare de figos e peras, o produtor participou do encontro com o objetivo de conhecer mais sobre o tema. "Alguma coisa a gente já sabe pela experiência própria vinda da família", observa. "Ainda assim o aprendizado sempre é constante", completa. 

Na propriedade em que mora com os pais e irmã, a bovinocultura de leite é a principal atividade. Mesmo com a estrutura montada para atender as cerca de 40 vacas em lactação que rendem uma média de 800 litros de leite por dia, Anderson pensa em diversificar os cultivos. Não à toa, o local para o plantio das mudas de frutíferas já está escolhido. "A ideia, no futuro, é colocar uma agroindústria para a produção de schmiers e geleias e assim, aos poucos, ir reduzindo o número de vacas produzindo leite", explica.

Ao final da palestra - que foi prestigiada pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, e pelo supervisor João Caíno - os produtores puderam realizar a encomenda de mudas frutíferas de seu interesse, bem como receber as mudas para o plantio de flores do programa municipal "O Mais Belo Jardim". Na ocasião, Brandoli valorizou a iniciativa local e a parceria com a Prefeitura por possibilitar o debate sobre a importância da diversificação na propriedade. O evento contou ainda com a organização e apoio do extensionista Élder Leitzke.

Fonte: Emater - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário