terça-feira, 31 de maio de 2016

Famílias de São Paulo das Missões participam de oficina de extração de polpas de frutas

Foto: Divulgação Emater-RS
A época é favorável para a produção de diversos tipos de frutas, em especial de citros, no Noroeste gaúcho. Foi neste contexto que a Emater/RS-Ascar, em parceria com o Projeto Eco Fort, da ONG Arede, promoveu duas oficinas de extração de polpas no último dia 19 de maio, em São Paulo das Missões. 

Pela manhã, a oficina contemplou 22 famílias da comunidade de Vila Pinheiro Machado participaram da atividade, sendo a maioria integrante da Chamada Pública da Sustentabilidade e do Clube de Mães. Já na parte da tarde, 14 sócias do clube de mães da Linha Lavina também tiveram a oportunidade de participar da oficina. 

A extensionista da Emater/RS-Ascar, Simone Back Thumé, reiterou os benefícios e formas de adoção de boas práticas de fabricação caseira. "As frutas cítricas protegem o corpo devido às propriedades antioxidantes e por fortalecer o sistema imunológico, protegendo contra algumas doenças", comenta.

Já o engenheiro agrônomo do Projeto Eco Fort, André Rocha de Camargo, falou sobre a importância de ter frutas cítricas disponíveis na propriedade, bem como seu aproveitamento para o autoconsumo e também em festas comunitárias, reuniões e outros encontros, além do consumo de um suco natural saudável, sem conservantes. Camargo também ressaltou a importância das frutas silvestres que as propriedades possuem, mas que muitas vezes não são aproveitadas.

Na oficina, os participantes acompanharam o processo de despolpa de frutas como a bergamota, laranja, butiá e maracujá, para posterior embalagem e congelamento. As frutas processadas foram divididas entre as participantes para serem aproveitadas em suas residências, com prazo de validade de até um ano.

Fonte: Emater - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário