quinta-feira, 19 de maio de 2016

Portal reúne tudo sobre boas práticas agrícolas

Lançado pela ABAG junto com diversas entidades, além de empresas do agronegócio, site propagará informações tanto sobre os melhores procedimentos no manuseio agrícola, quantoem relação aos sabores que tornaram a cozinha brasileira tão admirável


Acaba de entrar no ar um portal dedicado a boas práticas na área de alimentação. Denominado “Boas Práticas Agrícolas, Boa Comida”, o projeto tem como meta principal levar informações sobre adequados procedimentos relativos aos alimentos desde o campo até a mesa do consumidor. A intenção é despertar o interesse de agricultores, nutricionistas, chefs de restaurantes, agentes ligados ao mercado de alimentos e público urbano em geral interessado em comida, de forma a difundir as inovações científicas para a produção sustentável, assim como se adotar hábitos alimentares balanceados e diversificados. 

O projeto é coordenado pela Associação Brasileira do Agronegócio - ABAG e conta com apoio da Associação Nacional de Defesa Vegetal - ANDEF; Associação Brasileira de Marketing Rural - ABMRA; Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados - ABRAFRUTAS; Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos - CitrusBR; Instituto Brasileiro de Frutas - IBRAF; Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal - SINDIVEG; entre outras entidades da cadeia produtiva do setor alimentício.

A motivação dos organizadores do portal é estimular a manutenção da agricultura brasileira no patamar de respeitabilidade que ela alcançou no mundo. “Graças ao trabalho de milhões de produtores brasileiros e da dedicação de vários pesquisadores, o Brasil passou, nos últimos 40 anos, de importador de alimentos, a um dos principais líderes globais no fornecimento de grãos e proteínas do planeta”, diz Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Abag.

Para garantir a qualidade dessa produção, as fazendas precisam atender a uma série de requisitos, inclusive ambientais e trabalhistas, conhecidas como Boas Práticas Agrícolas, que asseguram alimentos saudáveis e seguros para o consumo. Alimento seguro é aquele obtido, conservado, transportado, transformado, exposto, vendido e preparado em condições que garantam o controle para o consumidor.

O portal está dividido em duas áreas distintas. Uma destinada a Boas Práticas Agrícolas, que mostrará os exemplos positivos que vêm do campo e a importância do manejo correto nas fazendas. Depoimentos em vídeos, sugestões, cursos básicos e cases de agricultores serão destacados. A outra área envolve a de Boa Comida, que apresentará as principais informações comprovadas cientificamente sobre alimentação saudável e segura no Brasil e no mundo, desfazendo mitos.

O principal slogan do projeto é “As boas práticas produzem boa comida” e outras ações, como seminários, cursos e promoção de eventos ligados à alimentação, estão sendo programadas para os próximos meses.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site: http://boaspraticas.org/ ou as redes sociais: https://www.facebook.com/boaspraticasorg/




Fonte: Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário