terça-feira, 29 de março de 2016

Entidades preparam o Seminário Regional de Uva Orgânica em São Marcos

Representantes da Emater/RS-Ascar, do Centro Ecológico de Ipê e da Prefeitura de São Marcos participaram, na última quinta-feira (24/03), de mais uma reunião para o planejamento da 8ª edição do Seminário Regional da Uva Orgânica. O evento, que acontecerá no dia 21 de julho, em São Marcos, deverá reunir um público de 500 pessoas. 

Em visita ao prefeito de São Marcos, Demétrio Lazzaretti, e ao secretário da Agricultura, Osmar Cioato, profissionais da Emater/RS-Ascar e do Centro Ecológico trataram do transporte dos participantes e do acesso ao interior do município e da alimentação que será oferecida, com produtos e bebidas orgânicos. 

Após, no escritório da Emater/RS-Ascar, foi definida a programação do evento e a forma de inscrição, que deverá ser feita antecipadamente nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar. O seminário terá, pela manhã, palestras sobre qualidade das mudas de vinhas, cultivo sucessivo de plantas de cobertura, bioativadores naturais de solo e controle biológico, além do depoimento de um produtor de uva orgânica. À tarde, na propriedade do agricultor Leandro Guzzon, na Linha Riachuelo, haverá estações sobre cultivo sucessivo de plantas de cobertura do solo, bioativadores de solo e poda antecipada das parreiras. 

Conforme o agrônomo da Emater/RS-Ascar, Enio Todeschini, a escolha desses assuntos para serem trabalhados se deu por serem novos e despertarem o interesse dos agricultores, além de serem importantes para a produção de uva, seja no sistema orgânico ou convencional. Em preparação ao evento, agrônomos da Emater/RS-Ascar e do Centro Ecológico, juntamente com o produtor, já realizaram a semeadura da primeira espécie de planta de cobertura (nabo forrageiro) na parcela do cultivo sucessivo e fizeram a aplicação de bioativador em outra parcela no parreiral. 

A 8ª edição do seminário também conta com a parceria da Paróquia de São Marcos. O evento é bienal e itinerante. 

Fonte: Emater - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário