quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Laranja Mombuca é rica em licopeno potente agente antioxidante natural que ajuda prevenir o câncer


Foto: Divulgação IAC
A laranja Sanguínea de Mombuca, desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, variedade de laranja de polpa vermelha, é rica em licopeno, carotenoide existente nos tomates e um dos mais potentes agentes antioxidantes naturais, pode ajudar na prevenção do câncer em razão da capacidade do carotenoide de proteger moléculas, incluindo o DNA, da ação de radicais livres. O IAC já desenvolveu 130 materiais, incluindo variedades-copa e porta-enxertos, todos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Apesar do nome, a Sanguínea de Mombuca não faz parte da família das laranjas sanguíneas. Ela compõe o grupo das laranjas de polpa vermelha. Enquanto as sanguíneas contam com polpa e suco de coloração parecida com a da beterraba, devido à presença da antocianina, as laranjas de polpa vermelha são de coloração intensa graças ao licopeno e de maiores teores de betacaroteno. “A variedade contém entre 0,5 e 3,1 mg de licopeno por litro de suco, enquanto no suco da laranja Pêra, não há este carotenoide”, afirma o pesquisador do IAC, Rodrigo Rocha Latado.

Estudos realizados no exterior (Agarwal, 2000; Michaud 2000) demonstraram que o licopeno, presente nos frutos da Sanguínea de Mombuca, pode ajudar na prevenção do câncer em razão da capacidade do carotenoide de proteger moléculas, incluindo o DNA, da ação de radicais livres.

De acordo com Latado, quanto mais intensa a coloração, maior valor de mercado pode ser agregado à fruta e ao suco. “O custo de produção é o mesmo, mas o consumidor prefere o suco de cor intensa. É possível agregar valor à produção de laranjas e de suco no Brasil com o uso de laranjas de polpa vermelha”, diz o pesquisador do IAC.

O citricultor que optar pela Sanguínea de Mombuca não terá qualquer custo adicional nas lavouras. A variedade é precoce e tão produtiva quanto às laranjas chamadas claras, como a Pêra ou Valência. As técnicas de manejo usadas são as mesmas. Além disso, o fruto também é doce, de boa qualidade para o mercado consumidor e pode ser cultivado em qualquer região do Estado de São Paulo.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, ressalta que a pesquisa que gera novas variedades como esta são de fundamental importância não somente para o produtor, mas também para a população em geral. “Produzir alimento saudáveis e que podem gerar mais renda ao produtor é de fundamental importância e está dentro da linha de trabalho estabelecida pelo governador Geraldo Alckimin para a Secretaria de Agricultura”, destaca Arnaldo Jardim.

A laranja Sanguínea de Mombuca está sendo cultivada em plantios semi-comerciais e comerciais, ainda em pequenas áreas. Caso seja aprovada nos testes de processamento industrial de suco, possivelmente terá a área de plantio ampliada. “Uma vez que se tenham grandes plantações dessa variedade, possivelmente um excesso de produção anual deverá resultar na destinação de frutos ao mercado de frutos de mesa”, explica Latado.

Fonte: Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário